quinta-feira, 30 de junho de 2011

Valeu Renato. Agora bola pra frente!


Bom, por infortúnio do destino, no dia que conheci a sala de imprensa do Olímpico, foi o dia que o Renato Portaluppi pediu pra sair. Sem demagogia ou usar a ocasião, mas o que se falava era a falta de entendimento entre direção e comissão técnica. Declarações dos dois lados mostravam que o problema do Grêmio não era exatamente no vestiário, e sim entre comandantes e comandados, fora das 4 linhas.

Renato, obrigado por ser um gremista fervoroso, nos ajudou enquanto pode, mas quem sabe pode ser saudável a mudança. As portas sempre estarão abertas para um ídolo e gremista como você. Ok, até parece que eu sou o dono do Grêmio. Buenas, lambemos as feridas e seguimos adiante.

Não perderei meu tempo falando da Direção e sim no que está sendo especulado.

Celso Roth

Empatia com a torcida não é o forte dele. Tem boa postura com os jogadores, sabe postar um time, organizar, mas acredito que as passagens que ele teve no Grêmio, são suficientes para saber que a ambição por títulos de expressão nacional, não são as melhores. Bate sempre na trave. E em uma hora que precisamos de entrosamento entre torcida e técnico ele passa muito longe.




Cuca (O mais cotado)

Teve passagens medianas nos times do Rio, e no Cruzeiro, foi um Celso Roth (Quase). Bem ou mal conhece o Grêmio, como jogador teve passagem muito boa,  como técnico a única coisa positiva que vejo no trabalho dele foi a descoberta do Andershow. Sim o Guri que tá no United da Inglaterra, e que nos tirou do inferno em 2005, foi o Cuca que descobriu em 2004, fatídico ano que deixa pra lá. Para as pretensões nossas (torcedores) e da própria gestão Odone não vejo como o ideal, pois também, lhe falta ESTRELA.







Dorival Jr.

Meu preferido. Técnico que demostrou no Santos um outro tipo de esquema tático. Ele que implantou o esquema agressivo, que era fazer mais gols do que levar. Suas defesas de longe eram as menos vazadas, mas em compensação o ataque era efetivo o suficiente pra compensar. Claro, as peças que ele tinha eram excelentes, mas foi ele que criou a coragem de fazer esse esquema, pois Luxemburgo teve oportunidade e não o fez. É o meu preferido e é alguém que não se destaca pela sua personalidade e sim pelo sua dedicação no trabalho, além de ter sido jogador do nosso Grêmião e saber como a banda toca lá na Azenha.



Se eu fosse o presidente, contratava o Dorival. Como sou um Gremista fanático e um humilde blogueiro, fica minha sugestão.

Gremistada, sem terra arrasada. Vamos encher o estádio, torcer pro Grêmio e se o resultado não for positivo, sim, vamos protestar, sempre civilizadamente. Mas temos que reagir. GRÊMIO SEMPRE.


Da lhe Grêmio, sempre!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

É TUDO IMPROVISO


Lá vou eu novamente, nadar contra a corrente e, ao contrário do esperado, discorrer sobre os não problemas do Grêmio. Desconfio de algumas coisas na vida. Homens de terno e cabelo lambido quando a profissão não exige (alguns mesmo quando a profissão exige), pastores e assemelhados, e times em que todos estão jogando mal, mesmo os sabidamente bons jogadores. Dito isso, vejamos.
Comecemos pelo começo. Não temos problemas sob as traves, apesar da discordância de alguns jornalistas. Temos dois bons goleiros. Tanto que um deles serve à seleção (ironicamente o que tem sido contestado).
Não temos problemas na zaga. Estamos servidos de bons zagueiros. Alguns tão bons que chegam a jogar em outras posições, de maneira improvisada, suprindo ausências de titulares do posto e preterindo seus reservas imediatos. OK, vá lá, nem todos, mas não se pode ter tudo!!
Temos bons laterais, em ambos os lados, o que é raro no país e até no RS. Estes também, de tão bons, se qualificam a jogar improvisados em outras posições.
Também não temos problemas na volância. Nossos buldogues à frente da área cumprem muito bem a função. Há ainda um por estrear, experiente e muito capaz também.
Não temos problemas na meia. Um de nossos meias é o melhor garçom do Brasil, segundo Ronaldo.
Não temos problemas no ataque, porque não possuimos este setor no time! Principalmente quando o Pardaluppi insiste em escalar 1 único vivente naquele setor, acompanhado de um meia improvisado. Um ser que fica lá, enviando sinais de fumaça em código morse para um grupo de resgate que não os sabe ler.
Portanto, eu que comecei o texto apontando os não problemas, termino-o exatamente ao avesso. Você, leitor atento (e mesmo os não atentos), percebeu quantas vezes a palavra improviso e suas semelhantes teimaram em aparecer em minhas frases. Isso não foi por acaso, assim como não por acaso estamos, por enquanto, mais próximos da zona do rebaixamento do que da zona da Libertadores.
Como diria Mendes Ribeiro: PENSE NISTO.
Só para bão dizerem que não o citei, o Douglas continua tendo o passe mais letal do campeonato.
E, em tempo, hoje eu vou ao estádio!!!!!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Novo site da Arena do Grêmio

Ficou muito bala o novo site da Arena do Grêmio (pareço o Obino falando). Mas o fato é que agora podemos acompanhar, on line, a construção da arena tricolor.

Está disponível ao torcedor, pelo site, um time-lapse para acompanhamento das obras com fotos tiradas quase de hora em hora, assim como a tele-sena do mestre Sílvio Santos.

A foto ao lado é referente ao dia 27/06/2011 às 8:56.

Confira o desenvolvimento das obras pelo site: http://arena.gremio.net

Segundo o blog arena do grêmio, o qual eu recomendo, pois é bem acessível e sempre é atualizado, até agora, as obras contam com o trabalho de aproximadamente 800 operários.

- Andamento das obras: 25%

- Até o final do ano, o setor norte do estádio (área onde ficará localizada a geral) terá 40 metros de altura!

- Previsão de conclusão: dezembro de 2012.

O futuro da torcida tricolor

No feriado de Corpus Christi fui visitar o meu irmão, gremista doente, que mora em Porto Velho, Rondônia. O fim do mundo. A curva final antes da chegada ao inferno. Um calor infernal. Uma capital de Estado com cara de Cidreira. Lá o shopping, que é muito bonito por sinal, divide o pátio com uma madeireira. E não é brincadeira. Falta tudo. O cardápio é só para bonito. Tu tens que perguntar o que tem, pq se ficares perdendo tempo pedindo uma coisa, vais ouvir muito: "Tem não". O mesmo "tem, mas acabou" dos catarinas.

Vocês devem estar perguntando e eu com isso? Falo isso pq lá a torcida do Grêmio é muito grande, a colonização paranaense da região e os inúmeros títulos do Gremião na década de 90 até 2001 motivaram muitos a torcer para o tricolor gaúcho. Mas fico me perguntando: Até quando a torcida do Grêmio irá se renovar? Meus filhos vão querer torcer para o Grêmio? Faço filho agora ou espero um pouco mais? Tenho medo do Grêmio se transformar em um Botafogo, um Coritiba, um Vitória, um eterno coadjuvante, que, no momento da decisão amarela e fica anos sem ganhar nada. A direção estava falando que o grupo será esse, hoje, pelo menos, Odone, que está mais perdido que o Antônio Fagundes na novela após tomar uma bola nas costas da Camila Pitanga, disse que contratará um jogador de peso. Espero que não seja o Ronaldo.

Precisamos de títulos de expressão. O Vasco que estava na mesma situação que a nossa: anos sem títulos. série B e desacretidado no cenário nacional. Trouxe dois jogadores que estavam dando sopa e eu sempre os quis no Grêmio: Éder Luís (ano passado) e Diego Souza (esse ano) e já ganhou a Copa do Brasil com um bom goleiro, formado nas categorias de base do Grêmio. Sem falar no zagueiro que irá para a seleção em breve, o colega de Didi, Zacarias e Mussum: Dedé.

Direção: Contrate. Ganhe títulos. É disso que precisamos. A arena ficará maravilhosa. Vai ser o melhor estádio do Brasil, modelo para toda a sudamérica, mas precisamos de título, para que consigamos manter os meus e os teus filhos gremistas, assim como as minhas sobrinhas lindas que moram no Velho Portal do inferno (Porto Velho), até pq a cor azul, preta e branca combina muito com elas, não acham? E olha que a minha sobrinha Lelê é doente do Grêmio, desde nenê e até hj canta as músicas do Grêmio e vai ao boteco assistir às partidas com o meu irmão. Sem títulos, de nada adianta eu levar as roupinhas e bonecas do Grêmio da lojinha oficial, mesmo sendo as mais bonitas, com o tempo elas começam a entender tudo e não mais vão querer vestir o manto azul, caso títulos não venhamos a conquistar.


domingo, 26 de junho de 2011

Professor Pardal e suas maravilhosas invenções

Botafogo 2 x 1 Grêmio

Por onde começar? São tantos improvisos e invenções que o Guri de Guaporé fez no Grêmio que não sei por onde iniciar este post. Mas vamos tentar, afinal se o Jogador de FutiVolei pode, porque eu não posso.

Mário Fernandes e Gabriel.... um tá arrebentando o outro tá devendo, improvisado ou na sua posição de origem o Gabriel não parece o mesmo jogador que chegou no ano passado lá pelas bandas da Azenha. Mário por outro lado, improvisado ou não, tá gastando a xica. Não consigo ver falhas no jogo dele.

Marquinhos, por azar dele e teimosia desse Gringo "Carioca", poderia ter iniciado como segundo homem, junto com o Magrão e o Escudero ter jogado no meio. Assim o "Bruxinho", "ovelhinha" Gabriel ficava no banco assistindo o Mário pra ver se ele se lembra de como jogava bem.

Agora, o Renato passou o tempo todo se queixando de experiência, que faltava jogador rodado, daí tem Escudero no banco com o Marquinhos que iniciou e põe o Fernando. Não vou crucificar o guri, justamente por ser guri, mas uma vez ouvi que errado não é quem executa e sim quem mandou executar. Fernando vai ser um baita volante, mas faltou a experiência que estava no banco.

Mas como colocar o Escudero e Marquinhos, vamos abrir o meio campo, não teremos combatitividade? claro que teremos, fechando os "laterais zagueiros", Neuton e Mário e é obvio, uma entrega maior dos meias  na marcação, inclusive o Douglas pode contribuir na marcação, não é função dele, mas aquela mordida no calcanhar do adversário inicial é fundamental. Se o Renato pode inventar, sinto me no direito de arriscar também.

No ataque acho que colocaria o Viçosa, não que iria melhorar muito, mas mostrou ter mais faro de gol que o Lins, que também é Guri e mostra  afobamento quando ele pega a bola. Os mais corneteiros dirão que ele é peladeiro e podrão, mas eu acho que é "verdisse" mesmo.

Renatão para de inventar e bota teus bruxinhos no banco. A paciência é uma coisa FINITA e deixa as experiências para os jogos treinos contra Juventude ou Cerâmica, que vale um Shulupz pra quem ganhar o coleta!

Vamos ver o que teremos contra o Avaí, né professor Pardal. Como diria o ED, conterrâneo do Marcelo Grohe, "OREMOS".

Da lhe Grêmio, Sempre!!!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

AMARELADAS HISTÓRICAS

O yahoo esportes publicou uma reportagem interessante sobre as AMARELADAS HISTÓRICAS DO ESPORTE. Em resumo: fiascos históricos que revelam bem de quem estamos falando. 

Para não dizerem que estou sendo tendencioso, repito: foi uma matéria organizada pelo Yahoo esportes, sem a participação de nenhum blog, site ou corneteiro gremista. 

Por que ressalto isso? Porque entre os maiores fiascos da história do esporte (e não só do futebol) EM TODOS OS TEMPOS foi lembrada uma figura peculiar, que atende pelo sugestivo nome de KIDIABA. 

Se quiser conferir os amarelões que o mundo todo conhece, veja aqui.

Em tempo: e ainda há prestações a vencer nos próximos meses.

domingo, 19 de junho de 2011

Mazaropi e Tião Macalé

Lara? Danrlei? Victor?
Esses podem ser heróis para alguns. Mas goleiro bom mesmo foi o Mazaropi! O goleiro mais cativante que a torcida já viu jogar no IMORTAL! Não apenas era bom goleiro como era o maior pegador de penalidades que já jogou no GRÊMIO!
Assisti, no início da década de 80 (eu já tinha uns 70 anos naquela época), um empate (não lembro o placar) entre GRÊMIO e o juventude, no Alfredo Jaconi. Tarde de sábado. No GRÊMIO jogavam o Kita, o Luis Eduardo, o Almir e outras tantas figuras folclóricas que vestiram o manto do IMORTAL. E no gol estava ele: MAZAROPI! O mito, o alucinado, o inexplicável, o indizível, o santo, o curandeiro, o zumbi, o imortal, o encantador de multidões, a lenda urbana, o ser do além! Ele era quase Dedé da Silva Carvoeiro!
Nessa fatídica tarde tive a honra de ver o mestre Mazaropi pegar DUAS penalidades máximas. Ele e sua camisa amarela e preta (tenho a camisa dele em casa, devidamente autografada. Noutra oportunidade postarei a foto). E assim que defendeu tais tiros, correu para a torcida (naquela época gremistas e juventudistas estavam todos juntos na arquibancada e ninguém pensava em cometer nenhum crime) e arremessou-se no alambrado.

Mas não era só isso.

Mazaropi provocava os adversários (principalmente em finais de gauchão com gre-nada que terminavam em penalidades máximas) e tornou-se também garoto propaganda do GRÊMIO, juntamente com outro MITO: Tião Macalé!!!

Tratava-se de uma resposta provocativa a um comercial do rival. E, convenhamos, o GRÊMIO se superou na resposta! O VÍDEO DO MAZAROPI COM O TIÃO MACALÉ É IMPERDÍVEL (e é o real motivo deste post). Não deixe de ver ele aqui.
Nesse tempo, além de time, a direção (e se não me engano o presidente à época era o estimado Odone...se errei, alguém me corrija, por favor) providenciava campanhas publicitárias que davam o que falar (hoje, mesmo com a Arena, o Renato, a Internet, contas de e-mail, celular, raio laser, forno de micro-ondas, engarrafamento na BR-116  e o Gil Brother solto por aí) não conseguem fazer coisa alguma (Nem mesmo reprisar o comercial com o Tião seria possível? Ou será que aqui também falta um pouco de boa vontade?).

E se alguém ainda duvida de tudo isso basta dizer algo bem simples: O MAZA foi o primeiro goleiro campeão do mundo do sul do Brasil.

empate complicado...

Estava devendo um post ao blog, tanto pelo fato de ter sido gentilmente convidado (?) a contribuir com notícias e narrativas sobre o IMORTAL TRICOLOR como – e principalmente – pela insistência diária do Sadol (que politicamente consta aí do lado como "cado", nome que, supunha eu, ele utilizava apenas em incursões obscuras em becos pouco iluminados).

No fundo, talvez nem seja isso. Acho que eu aguardava uma partida de futebol em que o GRÊMIO convencesse, jogasse com brio, mostrasse alguma disposição tática, indicasse algum rumo concreto em seu esquema de jogo; em que revelasse, ao menos, RAÇA. Diante de um jogo assim seria realmente agradável deixar algum comentário para os 14,32 torcedores gremistas que acessam o blog anualmente.

Entretanto, como o grêmio ainda não jogou DE FATO em 2011, cheguei à brilhante conclusão de que esperar um grande jogo, com esse arremedo de time que a Direção do Sr. Odone formou seria impossível (e aqui um importante aviso: Sempre fui e sempre serei um defensor incondicional do Odone pelo comprometimento que teve ao tirar o time da segundona e, logo na sequência, conseguir uma final da Libertadores, bem como pelo seu empenho em regularizar as finanças do TRICOLOR... Esse inegável mérito, todavia, não aplaca a letargia com que ele vem lidando atualmente com as contratações para o time).

Pois bem. E então veio esse lamentável jogo contra o Vasco. Um fiasco (só pra rimar). Nem preciso dizer que empatar em casa num campeonato brasileiro é ruim. Nem preciso dizer que o Gabriel batendo uma penalidade é um equívoco que, se não é inexplicável, é no mínimo preocupante (por certo que Lins e Viçosa nunca serão grandes atacantes...nem penalidades eles podem bater! Que confiança eles podem ter se nem pra isso servem?).

Enfim...poderia seguir com as lamúrias por esse jogo preocupante (e nem vou entrar no mérito do esquema de jogo), mas para evitar repetições, tomo a liberdade de adotar as palavras de David Coimbra, que na minha modesta opinião resumem bem toda a precariedade do GRÊMIO com o modo pra lá de “tranquilo” com que vem lidando com resultados adversos, contratações, táticas, jogadas ensaiadas, escalação, declarações da direção etc etc etc:

O Grêmio ganhou um ponto ao empatar em 1 a 1 com o Vasco no Olímpico.

Havia escrito no meio da semana que o Vasco era o favorito para vencer hoje. O jogo mostrou isso. O Vasco é muito melhor do que o Grêmio, vencia por 1 a 0 e cedeu o empate no final.

O pênalti que Gabriel perdeu não é surpresa para quem assistiu ao Grêmio ser derrotado nos pênaltis em dois Gre-Nais.

Com Lins e Viçosa no ataque o Grêmio dificilmente ganhará de qualquer adversário nesse Brasileirão.

Renato já tentou improvisar colocando Gabriel no meio-campo. Terá de improvisar de novo, ou não vencerá.

Pobre Renato, pobre treinador desesperado com a penúria que lhe oferece a direção.

Talvez Mamute deva entrar. Antes um menino de 16 anos, de quem não se sabe o que esperar, do que esses de quem se sabe o que esperar.

O outro atacante? Escudero, Marquinhos, ainda que eles não sejam atacantes.
Se não der para escalar Escudero, Marquinhos ou Mamute, melhor jogar com dois zagueiros no ataque.

O Grêmio seguirá apanhando no Campeonato Brasileiro. Quando os (parcos) reforços puderem ser escalados, o time já estará desestruturado pelos maus resultados, sem confiança, próximo da zona de rebaixamento.

Esse é o planejamento da direção do clube.

Tá, mas o jogo não teve nada positivo para ser ressaltado? MAS É CLARO QUE TEVE! As camisas retrô, para recordarem 1981 (um tempo em que o grêmio JOGAVA FUTEBOL NO ESTILO GRÊMIO DE SER, estilo pelo qual nos tornamos - ainda bem - odiados por todo o resto do Brasil), ficaram bacanas! Eu, pessoalmente, gostei muito da branca que, aliás, é idêntica à reserva do mesmo ano (comprometo-me a postar aqui em breve uma foto da época, pois tenho o pôster do título 1981 com as camisas reservas).


No mais, o 1 x 1 acabou ficando de bom tamanho. E deixo para os experts debaterem se o esquema de jogo foi o melhor...ou se o que está faltando mesmo é TIME para vestir o MANTO DO TRICOLOR...

quinta-feira, 16 de junho de 2011

A Caixinha do Renato

Com o sumiço injustificado de Douglas, que é o jogador que dá o passe mais agudo do Brasil, o site clicRBS divulgou algumas situações que geram caixinha. Os passes do nosso camisa 10 sempre levam perigo ao gol, seja pró ou contra o Grêmio. Um passe do Douglas pode ser mortal, o problema é saber para quem.

Vejam as situações:

Excesso de peso — R$ 500 por quilo extra
Faltar a treinamento — R$ 2 mil
Expulsão injustificada — R$ 2 mil
Chegar atrasado ao treino — R$ 30 por minuto (a partir de 20 minutos, é estipulada outra multa)
Não comparecer para realizar tratamento — R$ 1,5 mil

Valores não divulgados:
Usar brincos ou correntes no treinamento
Usar celular e chinelos durante as refeições em hotéis
Treinar sem caneleiras

Quem pagou caixinha este ano

Renato Portaluppi (foto) — Expulso em jogo contra o Cruzeiro
Carlos Alberto — Expulso contra o Cruzeiro e chegou atrasado em treino durante o Carnaval
Mário Fernandes — Faltou a treinamento
Leandro — Não compareceu para realizar tratamento
Douglas — Faltou a treinamento
Borges — Expulso contra o Universidad Católica
Rafael Marques (foto) — Expulso contra o São Paulo
Adilson, Neuton, Vilson, Wesley, Matheus, Saimon, Mithyuê e Mateus Magro — Andaram de kart (uma atividade arriscada)

Sugiro a inclusão de algumas outras situações na caixinha do Renato:

Errar passe curto: Ficar após o treino dando 200 passes de primeira no paredão do Olímpico.
Errar passe longo quando não sabe dar passe longo: Nunca mais dar passe longo.
Errar gol feito: 50 finalizações após o treino.
Cobrar falta na barreira: 50 faltas após o treino.
Cobrar escanteio rasteiro no primeiro pau: 50 escanteios após o treino.
Perder dividida para o Madson: Enforcar-se num pé de couve.
Invenção de esquema tático: 3-5-2 até vai, mas 4-5-1 com mil zagueiros e 400 laterais em campo, a multa é R$ 1.000,00 por cada zagueiro extra e de R$ 2.000,00 por cada lateral que exceda a 2.
Escalar o Adilson: Vestir-se de morangão na Festa do Moranguinho
em Bom Princípio.
Jogar playstation e sinuca após a meia-noite na concentração: Ficar sem cerveja por uma semana.
Comer picanha gorda: Estomazil ou engov logo após.
Pegar baranga na balada: Apagar as fotos da bizarrice que foram colocadas no orkut ou no Facebook.
Escalar o Rafael Marques que, por duas vezes, esteve para ser dispensado do Grêmio em anos diferentes: NÃO TEM PREÇO.

Chegou a hora da direção do Grêmio tomar uma providência.

terça-feira, 14 de junho de 2011

D'ACCORDO


OK, eu concordo com você. Não só com você, mas com a imprensa. A marron, a vermelha, a verde, a fucsia e a salmão (se você souber que cores são essas). Concordo com o soldado Negretti e o pastor alemão do soldado Negretti. Até os pilares já erguidos da Arena concordam que a escalação usada por Remanso Portaluppi contra o São Paulo estava errada desde seu princípio. No entanto, provavelmente eu discorde de você em alguns pontos.
Não penso que o sistema estava errado. O 4-5-1 (criado na antiga Grêcia por Celsus Rothis) com somente 1 meia tem tudo para funcionar.
Não penso que a escalação de 4 zagueiros de origem atrás esteja equivocada.
Não penso que a escalação de 2 laterais de origem como meias esteja equivocada.
Não penso que a escalação de somente 1 atacante (um Robinson Crusoé sem seu Sexta Feira) esteja errada.
Não penso nada disso.
Penso que Renato errou foi no goleiro. Sim, no goleiro. Você leu corretamente, não bebeu demais, ainda. Não que Victor não seja um grande goleiro, pelo contrário, é um dos melhores do Brasil, goleiro da Seleção e bla bla bla. E também não que Marcelo Grohe esteja jogando tanto a ponto de atirar Victor ao ambiente lúgubre da casamata. Nada disso. Apenas acho que considerando a escalação proposta por Renato, o mais adequado seria a utilização de DOIS guarda metas. DOIS!!! Até porque, para um treino ataque-contra-defesa, como foi o anunciado, a ideia é justamente dificultar a vida dos atacantes, atirando-se contra estes, obstáculos maiores.
Pensando bem, talvez a utilização de UM atacante tenha sido realmente equivocada. Mais honesto seria utilizar NENHUM.

Em tempo, agora é oficial, Douglas é realmente um jogador que desequilibra.

domingo, 12 de junho de 2011

O Coronel e o seu bando...


Era uma vez seu Virgulino, idolatrado e adorado por todos a sua volta, pela sua simpatia e sagacidade, muitos o chamavam de Santo. Mas seu Virgulino tinha inimigos, afinal, por onde ele passava, deixava vítimas e traumas que muitos nunca mais esqueciam.

O Bando do coronel era fiel a ele. O que ele pedia seu bando cumpria. Tinham o sangue frio e eram precisos no que faziam. Eram como um relógio suíço, cada peça girava com perfeição, nenhuma peça tinha "aparente" defeito, não tinha como atrasar.

Com isso seu Virgulino, que por natureza era uma pessoa com auto estima elevada, achou que era mais do que um simples mortal, achou que era um enviado de Deus, achou que tinha poderes que faziam seu bando lhe tratar como uma verdadeira entidade sobrenatural. Isso tudo, fez com que o Coronel começasse a relaxar não se apegar aos detalhes que por hora não parecia significar muito. No bando tinham os mais atrevidos, os submissos e o introvertidos.

Os introvertidos eram os que mais intrigavam o Coronel. Tidos como habilidosos nas tarefas em que eram encarregados, quando seu Virgulino não tinha em seu comando seus preferidos, os introvertidos davam conta do recado e até, muitas vezes, se saíam melhores que os usuais homens de confiança do "Padrinho".
Mas porque seu Virgulino não os tinha como seus preferidos, pois por muitas vezes eram melhores que os outros do bando. Um dia, um dos mais atrevidos Zé Vitão, ficou intrigado e perguntou:

- Padrinho, o senhor não gosta dos introvertidos?
- Zé Vitão, você me questionando?
- Não, coronel, eu tive curiosidade, afinal o bando também se pergunta isso.
- Então eu vou lhe dizer, esses aí são bons, são mesmo bons, mas chegaram trazidos por outros do bando e não pela minha vontade. Tenho que desconfiar, vai que um desses possa ser um inimigo na trincheira!

Zé Vitão se conformou, fez um gesto com a cabeça de entendido e se juntou com o bando.
E Virgulino seguiu sua trilha e cada ataque que fazia, ia deixando pequenas falhas acontecerem e uns do bando já percebiam que o Homem que eles seguiam já não eram mais aquela entidade que eles viam.

 Ao nascer do sol, antes que o Coronel percebesse que um do Bando, cansado de ser deixado de lado, que só pediam pra fazer o serviço quando um preferido não podia, ou não queria. levantou sorrateiramente e sumiu sem que ninguém percebesse.

Lá perto das 16hrs da tarde, quando o bando do Virgulino, trajando roupas tricolores, sagradas para muitos, iam dar mais um ataque, foram surpreendidos, aquele que havia sumido e ninguém notado, sabendo de todos os pontos fortes do bando do Coronel, juntou-se a outro bando e contra-atacou de maneira letal e naquela tarde de Domingo o Bando do Seu Virgulino, Coronel destemido tido como invencível, foi vencido e destruído, justo por um dos seus, não os preferidos, não o submissos, mas sim por um introvertido.


quinta-feira, 9 de junho de 2011

Grêmio em busca do tricampeonato do brasileirão 2011 ao ritmo da trilha do filme se beber não case - Gols de 1981 e 1996 e contra o Bahia em 2011

Fiz um vídeo no youtube para convocar a torcida para levantarmos o caneco nesse brasileirão de 2011. Vamos lotar o estádio e fazer a avalanche.



Vídeo ao som da trilha sonora dos créditos finais do filme se beber não case. Vale a pena dar uma olhada. Tem até o Paulo Sant'ana chorando na hora do título de 1981 com uma camisetinha baby look afu. Tenho uma igual a essa do Cassiá que comia a minha prima, hehehe.

Tri também é o Alex topogigio tomando uma bem no meio do Sandro Goiano.

Tilha sonora: Right Round by Flo Rida.
Backink vocal: Kesha

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Dever de casa, Mário e El Pichi pedem passagem

Nada como uma boa vitória em casa pra recuperar um pouco da estima levada pelo "curintia mano". Sim era o Bahia, recém chegado da Série B e que não mostrou muita resistência. Apenas o Jobson apresentava algum risco para nós. Não sei se pelas entradas afoitas do Neuton, ou se, pela qualidade do amigo de Rehab da Amy Winehouse. Gosto do Neuton, jogador com iniciativa dentro de campo, não se intimida, mas ontem mostrou no mínimo, uma cinturá dura, contra o axé da Baianada.

Mário Fernandes

Credito: Fernando Gomes/ ClicRBS
Mário Fernandes. Esse merece um paragrafo à parte. Tá jogando muita bola. Não sei se vai repetir a eficiência na zaga, onde diz ele preferir jogar. Mas se o cara joga na direita improvisado e tá arrebentando, imagina na posição de preferência. Por isso que eu digo que convicção é coisa muito boa pra nortear o trabalho, mas o Renatão tem que se ligar e botar logo esse guri na zaga e fazer essa exceção à regra. Mário tá jogando muito e tem que ser titular sempre, na zaga ou na lateral direita. Gabriel que treine mais ou jogue mais que o moleque.

Escudero

Credito: Fernando Gomes/ ClicRBS
Escudero. Outro que jogou o que todos nós gremistas imaginavam que ele jogava.
Articulou junto com o Douglas e marcou muito bem. Fez ótimo passe pro Lins que cruzou pro Viçosa meter o gol. O argentino tem raça e é a cara do Grêmio. Vale o teste com o Lúcio na lateral e ele ali. Por isso que eu falo, convicção é pra nortear e não pra cegar. Gringo de Ipanema tem que se ligar e fazer isso. Pelo menos é o que o time vem mostrando desde o Grenada, na beira do lago.


Próximo confronto vai mostrar pra nós o que viemos fazer neste campeonato. Vamos pegar o São Paulo, time que tem um elenco forte e tem um futebol bem competitivo. É fora de casa e se tivermos um bom resultado, com uma atuação que convença, acho que definitivamente estaremos no páreo. É aguardar pra ver.

Da lhe Grêmio, Sempre!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Paredes ou Martinuccio?

As especulações acerca da contratação de um novo atacante gringo estão bombando. A tendência é que o Grêmio acerte com Paredes, atualmente no Colo Colo, que detém 40% dos vínculos federativos ao passo que o clube também chileno Santiago Morning possui os restantes 60%. Todavia, ao abrir o site clicrbs e achar esse interessante link da cesta de compras do tricolor, fiquei "faceiro" ao ver que o Grêmio poderia estar interessado no meia-atacante Martinuccio do Peñarol. Ele não é interessante apenas por ter feito um golaço no aterro sanitário, mas vi alguns jogos do Peñarol e, principalmente no primeiro duelo da semifinal contra o Vélez, ele destruiu. Muito bom, estilo Leandro, mas com mais experiência e com muita raça. Não acho que o Leandro pipoque, mas, por ser muito franzino, ainda sofre com a marcação forte. Pena que o Peñarol está indo muito bem na Libertadores e isso fez com que o atleta inflacionasse. Particularmente prefiro sempre um jogador jovem que possa render dividendos ao clube a um jogador mais experiente que, com certeza, não será negociado ao exterior. Este erro o Grêmio já cometeu com o pipoqueiro mor Souza, contratado a peso de dinheiro, como diria meu pai, no alto dos seus 30 anos e com um salário superfaturado. Aposto que todos agradeceram quando o Grêmio conseguiu "empurrar" ele ao Flu. Abaixo traço um comparativo entre Paredes e Martinuccio para reflexão:

Nome: Alejandro Martinuccio
Nacionalidade: Argentino (nascido em Buenos Aires)
DN: 16/12/1987 (23 anos)
Altura: 1,77m Peso: 72 kg
Apelido: negro, porteño
Posição: Atacante, meia
Clube atual: Peñarol
Número da camisa: 10
Pé preferencial: canhoto
Jogou na base do River Plate
Como profissional
2007 - 2009 Nueva Chigago (ARG) 17 J 9 Gols
2009 - 2011 Peñarol (URU) 55 J 14 Gols
Títulos: Campeonato Uruguaio 09-10

Valor: Antes era US$ 1,5 milhão (R$ 2,5 milhões), agora fala-se em US$ 4,5 mijones (R$ 7,3 milhões)
Interessados: Palmeiras, Roma e Grêmio.


Nome: Esteban Efraín Paredes Quintanilla
Nacionalidade: Chilena (Santiago)
DN: 01/08/1980 (30 anos)
Altura: 1,76m Peso: 78 kg
Apelido: El craque
Posição: Atacante
Clube atual: Colo Colo
Número da camisa: 7
Pé preferencial: destro

Jogou na base do Colo Colo. Pela seleção do Chile tem 11 jogos e 5 gols. Titular da seleção chilena em boa parte dos jogos da Copa do Mundo de 2010.

Títulos
Campeonato Chileno 2009 (Colo Colo)

Como profissional

2000-2001, Santiago Morning, Chile
2002, Deportes Puerto Montt, Chile
2003, Santiago Morning, Chile
2004, Universidad de Concepción, Chile
2004, Pachuca Juniors, México
2005-2006, Santiago Morning, Chile
2007, Cobreloa, Chile
2008-2009, Santiago Morning, Chile
2009-2011, Colo Colo, Chile

Valor: Multa rescisória de US$ 2 milhões. A proposta do Grêmio estaria perto disso.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

EL SABUGON


Não vamos aqui adentrar o terreno enlameado e já muito pisoteado das discussões sem informações concretas acerca da transmissão do Dilmão, seja o de 2011, 2012 e os vindouros pós fim do mundo. Mas o fato é que graças à transmissão exclusivamente pelo PFC (isso parece nome de partido político) da partida entre Grêmio e Patético Paranaense, acabei sem poder assistir à mesma. Uns dirão que eu poderia ter procurado um boteco, o legítimo recanto do guerreiro y peleador. Outros dirão que eu poderia ter buscado a transmissão da partida via internê, essa grande rede de amigos íntimos desconhecidos, e outros simplesmente dirão "TE FODEU". Inspirado nos últimos, eu chamei a patroa e...fomos ver um filme, comer pipocas, tomar vinho, enfim, um desses programas comezinhos que garantem gordura extra que sabidamente será queimada depois. Você, homem heterossexual em estado de namoro (e tudo o que isto implica), pare de rir.
Para você, solteiro, falemos sobre o jogo. Sim, pois me preocupei em assistir ao compacto no iutúbio, bem como ler e ouvir sobre a peleja. A previsão tricolor durante a semana que antevia a partida não era das melhores. A bruxa do 71 segue rondando a Azenha (seria bom andar logo com a Arena) e a cada treino temos uma média de 1 gol e 2 contusões. Sugeriria inclusive parar com esse negócio de treino, calçar os chinelinhos e curtir um chope na Pe. Chagas... sabem como é, just in case. No entanto, apesar de desejarmos um breve esquecimento da tal Imortalidade, ela vez por outra insurge a cabeça por sobre os demais, só para lançar um olhar, dar uma piscadela e dizer que segue ali. Ou então foi o Renato que escalou o time da forma mais correta, dentro do possível... ainda sigo na dúvida. Mas o fato é que a equipe se portou de maneira exemplar, ao menos no primeiro tempo, com Fernando de primeiro volante, Rock and Bach de segundo, e o resto dentro do restante (adorei a redundância) do gramado. Parece óbvio, mas vá dizer isso ao goleiro e ao zagueiro adversários, executantes de um lance digno de causar inveja em Didi, Dedé et caterva. Graças à eles, temos hoje 3 pontos na tabela. Bem, não só graças à eles... há Victor. E, já diria David Coimbra, "goleiro de time grande tem de pegar todas as bolas defensáveis e algumas indefensáveis". Pois Paulo Baier e sua gangue, ainda que fossem outros 10 do mesmo, não teriam vencido Victor e, para ficar mais justo, talvez um par de zagueiros e volantes na tarde deste domingo.

O VISCONDE

Chegou o Sabugosa. O vi jogando pelo Colo Colo, contra o Santos, pela Libertadores. De mais, não sei. Me pareceu muito bom jogador. Forte, com uma certa velocidade e vontade de partir para cima do adversário. Mas que importam as qualidades técnicas, quando o cara fala espanhol e se vale de uma bandana para prender as melenas típicas castelhanas!!! Ainda mais quando o último sobrenome do sujeito é Sabugo. SA-BU-GO!! (FAÇA AQUI A SUA PIADA). E agora o Grêmio tenta Paredes. Leandro merece ficar no banco se não achar um apelido digno de piadas páreas à estes dois!!!
Ah sim, nesse ínterim, ainda temos o acréscimo de Marquinhos e Gilberto Silva. O primeiro não vi jogar. O segundo todos vimos. Recordo de o elogiar enquanto ouvia críticas ferozes a seu respeito, quando membro da Seleção Submarino Amarelo Nike (feita para afundar). A ZH já o colocou com a braçadeira de capitão. Talvez não seja o caso, mas o importante é ter a capacidade para sê-lo!!

Chegaram os reforços!

Terça chegaram Miralles e Marquinhos. A dupla MMs. Gilberto Silva vai tirar umas férias, tomar uns birinights, dar uma relaxada bem estilo mineirinho e, renovado, vestirá a camisa tricolor na mais carente posição do time do Grêmo (1° volante, n° 5), porque o nosso capita Fábio Rockemback é segundo volante e, nas duas vezes em que jogou nessa posição esse ano, destruiu. Grenada de 3 a 2 pro tricolor no aterro sanitário e na recente vitória sobre o patético paranaense. Nesse último, Rocka foi escolhido o melhor em campo ao lado de Victor. Até é covardia competir com Invictor, porque ele é milagreiro.

Eu ainda queria o Ibson para este ano. Pena que está acabando o rigoroso inverno russo e agora, provavelmente, o ex-meia rubro negro pode sair de casa sem ter que levar uma pá para limpar a área. Assim, ficará mais difícil de convencê-lo a vestir a camisa mais afudê de todas.

Falando em camiseta, acho que Miralles vai realmente vestir a camiseta e fazer com que esqueçamos o goleador Jonas. Pelo menos raça ele tem e espírito aguerrido não vai faltar.

Ainda falta um zagueiro e o atacante Paredes. Temos uma vaga para estrangeiro ainda. Se não rolar o Paredes, o Grêmio poderia tentar mais uma investida no zagueiro uruguaio Coates, aquele que tentamos no início do ano e tem quase 2 metros de altura.

Fotos: Crédito ClicRBS