domingo, 31 de julho de 2011

Quando a força e a vontade atrapalham

Não vi o jogo ontem. Nem posso falar do desempenho dos nossos jogadores, só tenho que lamentar a falha bizonha do Victor. Ouvi o Paulo Santana e ele falou que até o Victor está piorando por causa do time, osmose segundo o Santana.

Ouvi também alguns amigos gremistas dizer que estavamos bem até levarmos o primeiro gol, é isso que me refiro ao título do post. Não há mais força do time, não há mais vontade do time, parece que esses dois ingredientes, que deveriam se transformar em resultado positivo, ao contrário, transformam-se em bisonhas atuações e lamentáveis finalizações.

Crédito: Ducker / www.ducker.com.br
Bom o que podemos fazer? Acho que não é hora de achar os culpados, até porque nós já sabemos quem são os culpados. É hora da mobilização incondicional. Como isso? lembro de 2007 onde chegamos na final da libertadores e quem fazia valer o fator local eramos nós, a torcida gremista. Nossa meta tem que ser vencer todos os jogos dentro do Olímpico. E pra isso temos que esquecer Odone, Batatinha, Silverinha e qualquer nome de dirigente ou jogador, e apoiar incondicionalmente do início ao fim.

Temos um jogo contra o Galo Mineiro, outro que não anda bem, mas temos que ganhar, de qualquer jeito, como? já dei minha sugestão, vamos pro estádio ensurdecer o adversário e apoiar o time, mesmo eles não merecendo a nossa dedicação como torcedor.

Da lhe Grêmio, sempre!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

A HORA EM QUE SE SEPARA OS HOME DOS GURI

A vitória é inadiável e uma derrota afundará o time em crise sem precedentes nesta temporada. O jogo deste sábado é decisivo? Claro que é. Mas só o é porque não ganhamos em sequência do Figuera e do América-MG. Lembremos ainda que já havíamos empatado contra o Avaí em casa, com um gol nos descontos. Ou seja, três resultados insatisfatórios contra adversários que não devem ir longe no campeonato. Mais que isso, estarão satisfeitos caso cheguem ao final do certame sem estar entre os 4 que jogarão à série B em 2012.

Este é o problema: empatar em casa com o Vasco, Campeão da Copa do Brasil é um resultado aceitável (embora tenha jogado melhor e merecido a vitória), assim como seria um empate contra o Fla. Entretanto, nas atuais circunstâncias, a vitória é imposição e não há nada nem ninguém que justificará outro resultado.

Não estou satisfeito com o rendimento e com os resultados da equipe como ninguém está, mas penso, como o Julinho, que "são estes que temos e é com que estes que vamos". Até mesmo porque pelo menos meio time seria titular na maioria dos grandes clubes brasileiros. Então, vamos prá cima do urubu, jogando com inteligência para sair na hora certa, mas sem se encolher. E quanto àquele jogador adversário de quem não falamos, o Rochembach cuidará dele.

E tu Gremista? Já te associou?

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Dirigir carro com uma direção dessas? Elenco, dispensas e não contratações

É inexplicável a direção ter emprestado o Junior Viçosa, que é um dos artilheiros do Grêmio no Brasileirão, mesmo tendo jogado pouquíssimos jogos, para deixar o limitado André Lima (para ser contido no adjetivo) como titular absoluto no Grêmio. Além disso, o Grêmio, curiosamente, doou o Borges ao Santos que, inclusive, acaba de fazer dois gols contra o Flamengo e é o novo artilheiro do BR11. A saída de Borges foi reivindicação de Renato, que, inclusive, já não é mais o técnico do Grêmio. Simplesmente, não há opções para o ataque.
Excelente opção seria o André, ex-Santos, que acaba de estrear no Galo e, adivinhem, fez o gol da vitória contra o Flu. Lembro bem da sondagem que o Grêmio fez ao Ibson, ex-Mengo, que disse que não regressaria ao Brasil este ano, mas, adivinhem, foi parar no Santos.
Os dirigentes que ultimamente se aproximam do comando do Grêmio FootBall Porto Alegrense ou têm aspiração política ou interesses escusos, pautando suas administrações na ausência de transparência, gerindo o clube de forma autoritária e enfadonha.
Falando em interesses escusos, como já escrevi aqui no blog, o elenco do Grêmio está superfaturado e, pelo valor gasto mensalmente, teríamos que estar, pelo menos, entre os quatro primeiros.
Em tempos em que são pessoas jurídicas que vestem a camisa dos clubes brasileiros, pois os jogadores recebem direito de imagem para pagar menos impostos (Lei n° 11.196/05, art. 129), bonito é ver a seleção uruguaia se doando em campo. Aquele fardamento me lembra o imbatível time de 1995. Tem jogadores que deveriam pagar direito de imagem e não receber por ele.
O time do Grêmio parece não ter preparo físico, não morde o adversário, dá espaços e pouco se movimenta para dar opção ao companheiro que está com a bola. Ou está sem preparo ou está sem vontade ou os dois. O Douglas ta merecendo um banco faz tempo e Rafael Marques não tem condições de vestir a camisa do Grêmio.
Leandro jogou mal, mas tem futuro e não pode ser detonado pela torcida, por jogadores e dirigentes que se escondem da responsabilidade. Foi pênalti em cima do Leandro e Miralles não deveria ter sido expulso. A arbitragem do Brasil é bizonha.
Como diria meu amigo gremista ED: OREMOS!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Grêmio. Entre convicções e realidade

Gurizada, ontem o jogo contra o Figueira a única coisa boa foi o Juiz apitar o final do jogo.

- Mas como?
- E o Marcelo Grohe, quantas defesas, penalti defendido
- Ele foi a coisa boa do Jogo

Crédito: Flávio Neves/ClicRBS

Justo, é verdade, como diria o Filosofo Paulo Brito, é uma pena o Grêmio ter o Vitor(ahaha). Bom, Maurício Saraiva e Brito ontem também se superaram, mas isso é problema da RBS e não nosso.

Voltando ao jogo. Ontem assisti o jogo na companhia de amigos e antes da partida,(filme de terror) começar, todos davam os seus palpites de escalações. Uns queriam André Lima e Miralles, outros queriam Miralles e Leandro, mas nenhum citou a dupla que saiu jogando André Lima e Leandro.

Eu prefiro que joguem Miralles e André Lima. Leandro ainda tem que melhorar o porte físico dele, parar de querer cavar falta e ele é "muleque", tem que entrar quando os jogadores já estiverem meia boca, assim a correria dele e habilidade, vão aparecer muito mais.

Convicções:

Julinho disse que Miralles e André Lima, são da mesma posição. Espero que deixe a convicção dele de lado e bote os dois juntos pra jogar.

Julinho valoriza os jovens ele sabe trabalhar com os jovens. Claro o cara treinou categorias de base, quase a carreira toda dele. Ele não pode querer levar isso como filosofia de treinador agora que ele deixou de ser "Junior".

Gabriel, continuo na esperança de ele voltar a jogar o que jogou ano passado.

Mário Fernandes, melhor jogador do Grêmio disparado.

Gilberto Silva. Xerife.

Douglas. Esse eu acho que tá merecendo banco. Também acho que joga muito, deixa na cara do gol. Mas, junto com o Gabriel, voltaram das férias sem o futebol.

O Grêmio, não jogou bem, mas pegando o retrospecto do Figueira em casa, foi um excelente resultado.

Sem querer diminuir o América Mineiro, temos que passar por cima deles em casa. e subir na tabela.

Acho que esse ano, não vai dar Libertadores, mas também, acho que Copa do Brasil pra nós cai como uma luva.

Da lhe Grêmio. Sempre!

terça-feira, 19 de julho de 2011

A CONTINUAÇÃO DO RECOMEÇO

Como ontem foi o Dia do Futebol, parabéns a todos que de qualquer maneira contribuem para o engrandecimento do esporte nacional.
Com o efeito suspensivo obtido pelo jurídico do Grêmio, Douglas está apto a enfrentar o Figuera. Ele é jogador de exceção, embora ultimamente tenha sido notado mais pelos seus passes decisivos para os gols adversários. Mas a que se deve a má fase do Douglas? Talvez pela escassez de companhia qualificada, já que o Lúcio decaiu muito desde o ano passado. E se o nosso camisa 10 é jogador fundamental no sistema de jogo, quem melhor contribui para que ele possa voltar ao bom futebol e "calar a boca dos faladores"? O Escudero ou o Marquinhos? O Escudero tem estilo de jogo mais agressivo e contundente, com velocidade e chutes de média distância. Já o Marquinhos cadencia mais o jogo, tem passe qualificado e com ele temos bola parada. No momento, penso que o gringo está melhor, porque faz uma coisa diferente do Douglas, embora pense que com o passar do tempo o Marquinhos ganhará a posição.
E o Julinho, como de praxe, simplificou: com a variedade de opções de meias (terceira e quarta posições) lançou o Lúcio à lateral-esquerda, posição em que ele disse mais de uma vez preferir jogar. Com ele, temos tudo para derrotar o inimigo catarina, consolidar o técnico e avançar na tabela.
Vi que o nosso Grêmio estaria interessado no Marquinho, jogador do Fluminense. Assisti a partida do Flu X Argentinos Jrs pela Libertadores/11 e ele desossou. Não teve medo das pancadas, driblava sempre na vertical e chutava a gol de média distância, lembrando o Escudero, porém com mais molejo, mais "sasarico". Como é jovem, pode ser um bom negócio.
Parabéns a todos os amigos.
E TU? JÁ TE ASSOCIOU?

Pedro (Insensato Coração) é Gremista - Figueira x Grêmio, amanhã, após a novela.

Link do vídeo no facebook

Coloquei o link do vídeo no facebook, pq foi bloqueado no youtube. Que falta de democracia e depois a GLOBO vem falar em liberdade de expressão.

Foram, pelo menos, 3 vezes em que o protagonista da novela das oito ou nove, Pedro, gremista fanático, menciona sua paixão pelo Grêmio na novela Insensato Coração da Rede Globo. O vídeo conta ainda com entrevista do ator Eriberto Leão vestindo a camiseta do imortal tricolor e termina com o canto da Geral, o Grêmio vai sair campeão. Fiz este vídeo para não se esquecerem que, amanhã, depois da novela, começa a partida Figueira X Grêmio. Esse jogo é chave para definir as pretensões do nosso querido Grêmio neste campeonato brasileiro. Vamos pra cima deles.

Como era bom o tempo em que Sílvio Santos se interessava pelo negócio futebol e os jogos da Copa do Brasil, à época transmitidos pelo SBT, sempre iniciavam às 20h30min, horário perfeito para ir ao estádio e para assistir a um jogo de futebol durante a semana. 21h50min é dose!

A venda de Neuton, que renderá ao Grêmio, ao que tudo indica, 1,3 milhões de euros, está quase concretizada e o atleta viaja hoje para a Itália para acertar detalhes e fazer exames médicos. Por outro lado, o Grêmio quer anunciar 3 reforços, sendo um do exterior, mas Julinho quer elenco com apenas 28 atletas. Vai dançar gente ou vão desautorizar o técnico? Atualmente são 35 ou 36 atletas profissionais no Olímpico, segundo José Simões. Fala-se em contratar Marquinho, meia do Fluminense. Alexandre Faria, por sua vez, disse que não fará contratações para inflacionar o plantel. Disse ele que deve ser um investimento justificado, ou seja, o atleta deve chegar já em condições de atuar pelo tricolor. A janela para trazer jogadores do exterior fecha amanhã (dia 20).

O jurídico do Grêmio conseguiu efeito suspensivo ao recurso interposto contra a punição de Douglas e ele poderá jogar contra o Figueira. Parabéns.

Assista ao jogo, logo após a novela Insensato Coração, na qual o protagonista Pedro é gremista. Saudade de quando o Grêmio era o protagonista de todos os campeonatos que disputava. Vamos Grêmio. Rumo ao título! Queremos a copaaaa!

O provável time de Julinho para essa partida em Florianópolis é o seguinte: Marcelo Grohe; Gabriel, Mário Fernandes, Rafael Marques e Bruno Collaço (Lúcio); Gilberto Silva, Fábio Rochemback, Douglas e Escudero; Leandro e André Lima.

Quanto à escalação, acho Saimon muito mais zagueiro do que Rafael Marques, aliás, não precisa muito, mas o zagueiro artilheiro vai ser o único back pela esquerda do elenco, à exceção do lesionado Rodolfo, e deverá jogar muitos jogos neste Brasileirão. Oremos.

Acho que Miralles pode ser melhor aproveitado, pois é mais rápido e habilidoso do que o André Lima e pode ser muito útil nos jogos fora de casa, devido à velocidade nos contra-ataques. O André Lima está visivelmente fora de forma e sem ritmo de jogo, além de não passar por um bom momento técnico. Eu sei ele fez o gol, mas foi só. Não sei o que passa com os hermanos no olímpico, o Escudero também não era colocado para jogar e hoje, com sequência, está jogando muito.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Administração, dívidas e balanço patrimonial do Grêmio

A possível venda do zagueiro/lateral esquerdo Neuton para a Udinese da Itália fez com que eu refletisse acerca de alguns fatos que me intrigam no Estádio Olímpico. Quase sempre que a atual direção é indagada acerca de valores e prestação de contas, a resposta geralmente gira em torno de “trata-se de assunto de economia interna do clube” ou “não vou falar sobre valores”.

No entanto, já li na imprensa pelo menos 5 valores diferentes a respeito da venda do Neuton, o último e único que me agradou, foi o divulgado ontem no CLICRBS: “Dono de 55% dos direitos econômicos do jogador, o clube ficará com 1,3 milhão de euros (R$ 2,9 milhões).”

A mesmo nebulosidade ocorre quando há uma renovação ou contratação de jogador, pois não são divulgados valores, custos e despesas com a contratação de maneira transparente, até mesmo para que o torcedor possa avaliar o custo-benefício da referida transação.

É necessário maior transparência nas administrações, principalmente na atual. Não sou daqueles que entro na onda de agredir verbalmente o presidente, mas o fato é que os vacilos dessa gestão estão maculando feitos anteriores de Paulo Odone, os quais nem preciso citar porque ele certamente lembrará deles no próximo jogo. Todavia, o dublê de Antônio Fagundes já sofreu vários reveses este ano, cito apenas alguns: (1) caso Ronaldinho R$ (R cifrão); (2) saída de Jonas sem reposição no ataque para a Libertadores – vale lembrar que Odone foi passar o Reveillon em Punta del Este em meio aos momentos cruciais dos itens 1 e 2; (3) inacreditável perda do Gauchão e saída precoce da Libertadores; e (4) demissão de Renato. Cito ainda a não renovação do contrato do lateral Fábio Santos que, após não ter conseguido um contrato no exterior, não foi aceito no Olímpico.

Segundo a Divisão EEsporte Negócio da Parker Randall Auditores Independentes, cujo estudo foi publicado no site do Globo Esporte, o endividamento do Grêmio vem crescendo assustadoramente e, em 2010, chegou ao patamar de 133,5 milhões de reais, dos quais 26,6mi são decorrentes de empréstimos, 84,1mi referem-se a dívidas fiscais e 22,8 dizem respeito a débitos cíveis e trabalhistas.

Grêmio 2006 2007 2008 2009 2010
Empréstimo 6,1 21,6 14,3 23,6 22,8
Fiscal 33,5 67,6 73,5 79,4 84,1
Cível/Trabalhista 41,1 18,6 28,1 13,7 26,6
Total 80,7 107,8 115,9 116,7 133,5

Pelo quadro acima, verifica-se que o endividamento do Grêmio saltou de 80,7 milhões de reais em 2006 para 133,5mi em 2010.

Para não dizer que estou criticando apenas a atual direção, traço um estudo do balanço patrimonail do clube nos anos de 2009 e 2010 e no primeiro trimestre de 2011. Para quem quiser conferir, os balanços estão disponibilizados no site oficial do Grêmio.

Segundo balanço do primeiro trimestre de 2011, do valor devido R$ 84.210.819,00 referem-se à Timemania e, graças ao jeitinho brasileiro, serão cobrados a longo prazo. Pelo mesmo balanço, verifica-se que as dívidas com instituições financeiras cresceram de 23,7 milhões em dez/10 para 29,8 mi em março de 2011. O Grêmio, apenas nos três primeiros meses de 2011, já gastou com o departamento de futebol profissional dentre remunerações, encargos, luvas e outras bonificações, 18,5 milhões de reais, o que gira em torno de uma folha de 6 milhões mensais. No mesmo período do ano passado, a folha do futebol profissional era de 13,8 milhões, mais ou menos 4,5 milhões por mês que, por sinal, já era alta para o time que tínhamos. O Grêmio acumula um déficit de R$ 11.145.639,00 no primeiro trimestre de 2011 contra um superávit de R$ 1.244.482,00 no mesmo período do ano passado, mesmo que tenha havido um aumento interessante em royalties neste ano (de 794 mil - jan a mar/10 - para 2 milhões e 239 mil reais no primeiro trimestre deste ano) e de receitas provenientes da Loja Grêmio Mania (de 600 mil no primeiro trimestre do ano passado para 845 mil neste ano).

O mais alarmante é que o patrimônio líquido do clube, que era de 21,8 milhões de reais no fim do ano passado, hoje é de apenas R$ 10,7 milhões. Analisem os dados e reflitam. Ano passado já contamos com um déficit de 29,3 milhões de reais com a enfadonha administração do utopista Duda Kroeff, aonde vamos parar neste ano?

O fato é que o Grêmio está sendo mal administrado há vários anos e, este ano, conta com uma das folhas de pagamento mais altas do Brasi. A venda de um grande jogador está fazendo falta no modelo de gestão adotado pelo Grêmio. É verdade que houve um alívio nas contas com a saída de Renato Portaluppi, que recebia mais de 400 mil reais mensais, e, se concretizada, a venda de Neuton vai reduzir um pouco o passivo. No entanto, com esse custo no elenco, não podemos almejar nada aquém da classificação à Libertadores.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

IMPRESSÕES DE UM DOMINGO DE FUTEBOL


O mais importante do jogo contra o Coritiba foram os 3 pontos: para avançar na tabela, para não gerar início de crise com técnico novo, para retomar as vitórias (desde o Bahia) e para dar tranquilidade para esta semana de trabalho. Por isso, a vitória era indispensável, mais do qualquer outra coisa. Mas também pudemos colher algumas outras impressões:



1. O Marcelo Grohe tá muito bem.

2. O Mário Fernandes é afirmação.

3. O Neuton não dá. Ele dá uns passes que são uns tijolos para o pessoal do meio, além de comprometer com seu excesso de auto-confiança.

4. O Rochembach segue gastando a bola.

5. O rendimento do Escudero melhorou bastante com a chegada do Julinho. Ele está fazendo os dribles verticais em velocidade que o Binho Staudt tanto falava. E com confiança, está metendo o chinelo com belos chutes de média distância. Essencial ressaltar o trabalho do técnico Julinho Camargo, pois cabe ao treinador tirar o melhor de cada jogador. Se o Escudero está jogando bem é porque foi escalado e onde rende melhor. Com a fixação do Escudero no meio e tendo o Marquinhos como reserva imediato, sobra para o Lúcio resolver nosso problema da lateral-esquerda.

6. O Leandro está jogando bem, ainda mais se lembrarmos que ele tem apenas 18 anos e ainda tem muito a crescer, principalmente aprimorar as conclusões.

7. O André Lima perde um monte de gols mas também guarda.

8. O Miralles parece ainda estar um pouco perdido mas já deu prá ver que "tem a manha".

9. Fui contra a contratação do Gilberto Silva por entender que o Grêmio poderia, com o mesmo custo, trazer outro jogador que fosse de definição (um que quando as coisas complicassem poderia definir uma partida em um lance individual, como o Kleber, por exemplo). Mas é inegável que ele desarma com qualidade, está sempre bem colocado, faz o time jogar e ainda joga. Se fizer gols então, maravilha. Aliás, o gol de ontem não pareceu um do Luis Carlos Goiano que também entrou a milhão pela área adversária e estufou as redes? E não é que o estilo de jogo "carregador de piano" do Gilberto Silva lembra o do Goiano.

10. O Presidente Paulo Odone está "se queimando". Cada vez que surge uma adversidade ele vem com a balela de imortalidade e da Batalha dos Aflitos. Chega disso. Vamos trabalhar para conquistar título e não esperar que ele caia no nosso colo. Até porque a folha salarial do Grêmio não admite pensar em coisa diferente que não o título.

11. O Julinho terá uma semana para treinar e ajustar seu sistema de jogo. Importante começar este trabalho com vitória em casa.

Agora é ir prá cima do Figuera.

E TU GREMISTA? JÁ TE ASSOCIOU?

domingo, 10 de julho de 2011

Um Grêmio para os gremistas

Crédito: Jefferson Botega/ClicRBS


Uma vitória. Uma Boa vitória. Tivemos problemas, mas vamos falar do que foi bom hoje, afinal eram 5 jogos sem vitórias e devemos comemorar esta, pois se temos no mínimo pretensão de Libertadores essa vitória era necessária.

- O que?
- Libertadores?
- Você está louco?

Olha, Grêmio é isso. Se os jogadores estão bem, se são bons, isso não me interessa. O que podemos esperar do nosso tricolor é no mínimo isso. Até achei absurda a premiação de R$ 500 mil pro Julinho pra 'sulaMiranda' um absurdo. Afinal somos grande, somos o Grêmio.

Voltando. A tarde mostrou algo que não tínhamos visto neste campeonato. O fator campo. O coxa teve chances, mas o Marcelo vem mostrando que no gol não temos problemas, e sim, soluções. Mário Fernandes, excelente. Gabriel não foi mochila, como ele estava sendo anteriormente, já é um começo. Gilberto Silva: Habemos número 5. O cara é simples no desarme, não da espaço para o adversário e mostrou no mínimo oportunismo no gol, surpreendendo a turma dos 'leprechaus'. Escudero, sou suspeito pra falar. Sempre gostei do futebol do hermano e hoje foi efetivo, foi pra cima e criou boas oportunidades de gol. Leandro, aos poucos, perde a mania de cair, e faz jogadas cada vez mais agudas pro gol, se continuar assim, realmente teremos um craque no Grêmio.

Contra o Figuera, acho que podemos almejar mais uma vitória. Não sei como está o time do estado mais importante do país,(piada interna), mas quem quer Libertadores tem que querer vitória contra os barrigas verde.

Odone

O presidente falou sobre cornetas e críticas exageradas sobre a figura do "Presidente Paulo Odone". Novamente lembrou da Batalha dos Aflitos.
Minha opinião. Não gosto de lembrar daquele jogo. Foi a primeira vez que achei que iria infartar, e eu tendo 25 anos. Acho que quando ele não tem argumento usa essa desculpa. Quanto aos xingamentos, acho que devemos ser críticos sobre o trabalho dele sim. Uns usam palavras de baixo calão, outros são comedidos cavalheiros, mas temos que nos manifestar sempre. Sem violência, mas sempre. Pois unanimidade e cordeirinhos não existe no Grêmio. Por isso somos Gremistas, como alenta a Geral: SEMPRE APOIAMOS, OS COIRMÃOS SEGUEM SEMPRE IMITANDO.

Da lhe Grêmio, Sempre!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

EJACULAÇÃO PRECOCE


Um senhor, camisa 10 (a vírgula é opcional, neste caso), me ensinou há um tempo atrás, da pior maneira, uma lição deveras valiosa. Uma equação simples, antiga, vitimada pelo lugar comum do chavonismo: o jogo só termina quando acaba!
Recordarei para sempre a partida em que aprendi isso. Como sempre, as impressões eu descrevo e os detalhes técnicos a Futpédia me socorre. Foi em um Grêmio X Fluminense, e o Senhor Camisa 10, naturalmente tratava-se de Petkovic. Casualmente deu-se também em julho, dez dias à frente de hoje.
O Grêmio, que naquele ano (2006) usava aquela horrível camisa padrão Puma com uma manga em cada cor, saiu vencendo com um gol de cabeça de Ramon (é, aquele mesmo). Mais adiante, Pet errou passe no meio campo e nos deu de bandeija um contra ataque (lembra alguém?) finalizado com gol de Rômulo (Batoré). O primeiro tempo terminaria com um gol achado pelo Flu.
No segundo tempo, fez-se a máxima de clássico é clássico, e vice versa. Tcheco deu uma de Tcheco e foi expulso por reclamação, e Pet deu uma de Pet e empatou com um gol olímpico.
Pelas ironias do futebol, Claudio Pitbull cruzou para o terceiro gol... do Flu (te localiza). E, próximo ao fim da partida, Pet enfia um canudo da frende da área que, mesmo que já tivéssemos Victor, teria entrado. Neste momento, extamente neste momento, eu decidi sair do estádio. E foi aí que aprendi a lição à qual me refiro.
À esta altura o Flu também já tinha um jogador expulso, e a esquadra gremista já contava com Herrera. POis foi ele, que, aos 47 (eu disse 47) do segundo tempo acertou um chute da entrada da área, marcando o terceiro do Grêmio. Hoje eu sei que foi aos 47, mas na hora eu só sabia que já havia passado a catraca da saída do portão 1. O quarto gol foi me pegar já na rua, apressado para chegar ao carro, arrependido pela ejaculação precoce ao sair antes do trilar do apitador, ouvindo apenas o êxtase da massa com o empate desacreditado.
Após aquela partida, NUNCA mais sofri deste mal. Recentemente, sem precisar me esforçar muito, lembro que esta lição me foi útil em Grêmio X Caxias e também neste último jogo, coincidentemente mudados no pentelhésimo final por Rafael Marques, o zagueiro que joga melhor como atacante.
Este mal da ejaculação precoce do torcedor não atinge somente os frequentadores do estádio. Atinge também os frequentadores das redes sociais da vida. Twitter, Blogs, Facebooks, et caterva, muito bem visualizado agora com a contratação do novo técnico.
O Presidente Paulo Odone nunca deixou de mostrar que pensa futebol diferentemente de nosso ex técnico e eterno ídolo Renato Portaluzes. Sendo assim, seu erro foi contratá-lo, e não demiti-lo. Como futebol é resultado, ambos suportaram-se. Como futebol é resultado, ambos separaram-se. Pelo histórico do Presidente, e do próprio Grêmio, nada mais natural do que a busca de um treinador da casa, da República do Pampa, ideia inclusive já ventilada aqui no blog. Aí pode-se dizer que Paulo Odone age de acordo suas ideias. Nem que seja para poder dizer, aos que hoje o querem destituído, que ele estava certo. Vou repetir, como futebol é resultado, é bem possível que ele o consiga, afinal, o time não é ruim e agora está completo. Se você se enquadra nestes que o querem servindo de alicerce para as estaca da Arena, esteja preparado.
De qualquer maneira, a história mostra que a ideia tem fundamento. O Renato como técnico ano passado me parecia mais aposta do que a contratação do Julinho Camargo hoje. Pode ser que não funcione? Pode...mas eu não acredito.

terça-feira, 5 de julho de 2011

NOVO TÉCNICO


Agradeço aos amigos administradores do blog o convite para falarmos do nosso Grêmio.
Inicialmente, vamos terminar com o assunto Renato. Ele é ídolo? Sim. Tinha problemas com a Diretoria? Sim. Ele estava fazendo merda? Sim. Era a hora de ele sair? Não, pois agora teria o time que queria (ou não) à sua disposição. Mas por essas circunstâncias da vida acabou saindo, mais por divergências com nosso Presidente (que queria rivalizar em importância com ele) do que com seu atrapalhado início de Campeonato Brasileiro.

Veio Julinho Camargo, cria nossa.
O que ele fez nos primeiros treinamentos? Simplificou: colocou os melhores nas suas respectivas posições e parece começar a montar um time equilibrado (como já diria o Tite).
Se o Odone não ficar tentando "montar" no Julinho penso que poderemos sim fazer uma boa campanha.
CHEGA DE IMORTALIDADE. CHEGA DE COMEMORAR CLASSIFICAÇÃO A ISTO OU AQUILO. QUEREMOS TIME. QUEREMOS TÍTULOS.
P.s.: 4 milhões de Euros pelo Neuton (o Grêmio tem 55%)? ONDE É QUE EU ASSINO?

E TU, GREMISTA? JÁ TE ASSOCIOU?

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Julinho Carmargo, Alguém pra quebrar paradigmas

Não vou me estender muito falando do Julinho, só vou comentar que das opções ventiladas na imprensa, (Cuca, Roth, Dunga), a direção foi política o suficiente pra termos a sensação de esperarmos pra ver.

Lendo o Blog do Torcedor da Globo, vi o post da Ju Brito, em que ela sugere o link abaixo para conhecer Julinho Camargo. Vale a pena a leitura.

http://www.olheiros.net/artigo/ler/1154

Quarta, contra o Cruzeiro, já poderemos ver algo do novo técnico, os primeiro coletivos já mostraram que a escalação, muito pelos desfalques, vai estar bem diferente. Vale a torcida!

Da lhe Grêmio, Sempre!

domingo, 3 de julho de 2011

Até JIM CARREY se encanta com a torcida do Grêmio

Sei que a grande maioria dos leitores já viram o vídeo do ator canadense JIM CARREY, em pleno Rio de Janeiro, sendo encantando pela torcida do Grêmio, que se encontrava no interior de um ônibus da empresa LISOTUR (heróicos esses torcedores da GERAL por conseguirem ir e voltar ao RIO em um bus desses). No entanto, após ver o mais recente famoso gremista trovando, na cara dura, a lindíssima PATRÍCIA POETA em entrevista ao Fantástico para promover a estreia da comédia infantil "Os pinguins do papai", fui obrigado a postar o vídeo do Jim que ele, inclusive, publicou no site whosay.com no qual os famosos postam, para o mundo todo, vídeos e fotos interessantes. Link do vídeo postado por JIM CARREY. O mais interessante, aliás, é o comentário que ele deixou logo abaixo do vídeo no site who say:

"Drivin' around Rio! Visiting futbol fans sing their defiant song"
Tradução: "Rodando" pelo Rio! Visitanto fãs do futebol cantando suas músicas desafiadoras



Esse é o Grêmio. Encanta sua torcida e emociona. É uma paixão inexplicável. Somente quem vai ao estádio ou presencia a torcida tricolor dando show sabe do que estou falando. Depois da lenda Ozzy Osbourne, agora foi a vez de Jim Carrey também provar a inebriante sensação de ser gremista. "O sentimento não se termina". E não foi só isso, o cônsul gremista do Rio de Janeiro entregou a camiseta mais afú de todas a JIM CARREY, que foi devidamente levada para as mansões de mais alto padrão de Hollywood. MORRAM DE INVEJA!

Perfil do ORKUT e FACEBOOK do blog A VOZ DO GREMISTA

Após milhares de e-mails, cartas, telefonemas e twitadas pedindo, criei o perfil do blog A VOZ DO GREMISTA tanto no ORKUT quanto no FACEBOOK.

Quem curte o blog, fique à vontade para divulgá-lo e participar da nossa comunidade na rede social de sua preferência. Seguem os links para acesso:

ORKUT: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=6579242627573528966

COMUNIDADE DO BLOG NO ORKUT: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=116001773&refresh=1

FACEBOOK: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002588647171

GRUPO A VOZ DO GREMISTA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/home.php?sk=group_196306490419201&ap=1