domingo, 19 de junho de 2011

Mazaropi e Tião Macalé

Lara? Danrlei? Victor?
Esses podem ser heróis para alguns. Mas goleiro bom mesmo foi o Mazaropi! O goleiro mais cativante que a torcida já viu jogar no IMORTAL! Não apenas era bom goleiro como era o maior pegador de penalidades que já jogou no GRÊMIO!
Assisti, no início da década de 80 (eu já tinha uns 70 anos naquela época), um empate (não lembro o placar) entre GRÊMIO e o juventude, no Alfredo Jaconi. Tarde de sábado. No GRÊMIO jogavam o Kita, o Luis Eduardo, o Almir e outras tantas figuras folclóricas que vestiram o manto do IMORTAL. E no gol estava ele: MAZAROPI! O mito, o alucinado, o inexplicável, o indizível, o santo, o curandeiro, o zumbi, o imortal, o encantador de multidões, a lenda urbana, o ser do além! Ele era quase Dedé da Silva Carvoeiro!
Nessa fatídica tarde tive a honra de ver o mestre Mazaropi pegar DUAS penalidades máximas. Ele e sua camisa amarela e preta (tenho a camisa dele em casa, devidamente autografada. Noutra oportunidade postarei a foto). E assim que defendeu tais tiros, correu para a torcida (naquela época gremistas e juventudistas estavam todos juntos na arquibancada e ninguém pensava em cometer nenhum crime) e arremessou-se no alambrado.

Mas não era só isso.

Mazaropi provocava os adversários (principalmente em finais de gauchão com gre-nada que terminavam em penalidades máximas) e tornou-se também garoto propaganda do GRÊMIO, juntamente com outro MITO: Tião Macalé!!!

Tratava-se de uma resposta provocativa a um comercial do rival. E, convenhamos, o GRÊMIO se superou na resposta! O VÍDEO DO MAZAROPI COM O TIÃO MACALÉ É IMPERDÍVEL (e é o real motivo deste post). Não deixe de ver ele aqui.
Nesse tempo, além de time, a direção (e se não me engano o presidente à época era o estimado Odone...se errei, alguém me corrija, por favor) providenciava campanhas publicitárias que davam o que falar (hoje, mesmo com a Arena, o Renato, a Internet, contas de e-mail, celular, raio laser, forno de micro-ondas, engarrafamento na BR-116  e o Gil Brother solto por aí) não conseguem fazer coisa alguma (Nem mesmo reprisar o comercial com o Tião seria possível? Ou será que aqui também falta um pouco de boa vontade?).

E se alguém ainda duvida de tudo isso basta dizer algo bem simples: O MAZA foi o primeiro goleiro campeão do mundo do sul do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário