terça-feira, 17 de maio de 2011

Ecos da Final - Defesas irregulares nos pênaltis

Os colegas de blog já comentaram a respeito da final. A única ressalva que faço é em relação às cobranças de penalidades máximas. O Renan se adiantou em todos os pênaltis e o árbitro Leandro Vuaden e seus auxiliares estavam viajando na maiona no momento das cobranças dos pênaltis. A propósito, dispõe a REGRA 14:

Regra 14 - O pênalti

O pênalti será cobrado de seu ponto pré assinalado, com todos os jogadores - à exceção do que vai batê-lo - colocados fora da grande área e no mínimo a 9,15 m da bola. O goleiro adversário deverá permanecer sobre sua própria linha de meta, sem mover os pés, até que a bola seja chutada.

Pode parecer papo de sucumbido, mas me dei ao trabalho de copíar e colar no paint, no momento exato das 5 cobranças que os goleiros defenderam os pênaltis, e pude notar que Victor demonstra a técnica perfeita da defesa do pênalti. Frio como um sniper. Ágil como uma serpente no momento do bote. O goleiro gremista apenas se move após a cobrança adverséria, ao contrário do pateta Renan que, em uma tentativa desesperada de não perder o emprego, atirou-se aos leões e apostou tudo na omissão da arbitragem. E não é que deu certo?


Renan dá um passo à frente e atira-se em diagonal antes da cobrança de todos os pênaltis, visando à diminuição do ângulo do cobrador, o que é vedado consoante visto pela regra 14.

Notem, pelo vídeo cujo link segue abaixo, que após defender o primeiro pênalti o goleiro vermelho sai correndo desesperadamente para o lado direito da área, buscando ludibriar a arbitragem e manter o foco na sua comemoração da defesa realizada fora da regra.


Nas demais defesas, ele nem ao menos tenta disfarçar o adiantamento na cobrança. E olhem como o árbitro e o bandeirinha estavam bem posicionados:

Ps: Colocar o Adilson, que nem passe curto sabe dar, para bater o penal decisivo é dose. Borges, pelo salário que ganha, tinha que ter batido um dos 5 primeiros pênaltis. Se errasse, teria que arcar com a responsabilidade, mas ele estava confiante depois de ter feito o gol que levou a decisão aos pênaltis.


O pior é que a imprensa notoriamente vermelha sequer menciona o fato do adiantamento do goleiro Renan nos 3 pênaltis por ele defendidos. Na transmissão da RBS somente falam espetacular a defesa, mas sequer cogitam a ideia da irregularidade na defesa.

Olhem as fotos e opinem. Segue o link para conferência.

Um comentário:

  1. Também vi isso no momento das cobranças. Mas se o Rogério Ceni faz, porque alguém vai dizer que é errado, né?

    Saludos,
    Fagner

    ResponderExcluir