terça-feira, 24 de maio de 2011

A JANELA ESTÁ ABERTA

A CBF antecipou a janela de transferências para 15 de junho próximo. Até que enfim uma decisão acertada da cartolada sediada em meio ao império do narcotráfico carioca. Mas não pensem que essa decisão foi para beneficiar o Grêmio não. A Confederação, com certeza, atendeu ao anseio de Andres Sanchez para a inscrição antecipada do topo gigio Alex no Corinthians, aquele mesmo que nos venceu com um time retrancado e visivelmente auxiliado pelo árbitro que não mostrava cartões aos "mano" e, na dúvida, marcava pró Carandirú.

Não tem sentido a gente somente copiar do calendário europeu a parte que não encaixa ao nosso, pois temos um cronograma de competições totalmente distinto. É o mesmo que comprar uma janela para colocar no lugar da porta. De que adianta os clubes investirem na tão ansiada repatriação e contratação de gringos se eles somente podem estrar na metade do campeonato? A janela de agosto é no meio do Brasileirão, ao passo que, para os europeus, durante os meses de agosto e janeiro (meses em que a janela está aberta) as competições européias encontram-se finalizadas ou em recesso.

Mesmo assim a antecipação da janela fará com que possamos contar com Miralles e com Gilberto Silva o mais breve possível. Miralles Sabugo vem jogando e, inclusive, marcou dois gols, classificou o Colo Colo e, por consequência, retardou sua vinda ao Estádio Olímpico. Resta saber a quantas anda o condicionamento do Gilberto Silva. Até que enfim um volante número 5 no Estádio Olímpico. Fazia tempo que não tínhamos um. Fará uma excelente dupla com Rockemback, resta saber se os dois terão preparo para aguentar o tirão nos 90 minutos. Tomara que a experiência e os atalhos do campo sejam bem aproveitados. Espero que o Renato não tente arrumar um lugar para Adílson no time. Ele é um razoável banco e nada mais do que isso.

Pena que o meia/volante Ibson, provavelmente, não retornará ao Brasil este ano. Ele com certeza ia compor o terceiro homem do meio campo com maestria. Sabe defender e atacar. Marca e ataca muito bem e ainda faz vários gols. Tomara que ele mude de ideia e vista a camisa tricolor ainda este ano. Assim poderíamos jogar com o Lúcio na lateral e com Ibson no meio.

Sim, eu sei que o Marquinhos do Avaí está praticamente certo, mas é bom ter grupo e ter alguém para fazer sombra ao Douglas que, ultimamente, vem deixando muito a desejar. E isso que acho ele craque. Tem o melhor passe em diagonal do Brasil. Sabe colocar o companheiro na cara do gol como poucos.

Paredes, atacante de 31 anos, está próximo. Todavia o Colo Colo está dificultando a negociação e está querendo fazer dinheiro. A multa rescisória é de US$ 2 milhões, mas o Grêmio não estaria interessado em pagar tanto. 40% do passe é do Colo Colo e 60% ao Santiago Morning e esse time estaria pressionando para concretização do negócio. Vamos tirar proveito disso.

Felipe Gamba da Rádio Gaúcha disse que o atleta Borges deixou o Estádio Olímpico porque os demais jogadores do grupo o acham muito mala, mascarado mesmo e, inclusive arrogante. Gosto do Borges, mas ultimamente estava parecendo uma bolacha Trakinas de tão redondo. Sem falar que sempre tive preconceito com atletas de Cristo, desde os tempo de Marcelinho Carioca, o maior marginal santo de todos os tempos. Quer ter sua fé, ótimo. Faz bem para o espírito, para a boa convivência com a família, mas creio que isso nada tenha a ver com futebol. Se fosse assim o Universidad Católica seria campeão mundial todo o ano, assim como o Santos e o São Paulo. Por outro lado, se macumba desse certo, o campeonato baiano sempre terminaria empatado. Futebol é qualidade, organização administrativa, trabalho, empenho e raça. E sem dinheiro, é difícil reunir todos esses atributos. Pelo menos com Borges parece ter havido um bom negócio na troca pelo meia Marquinhos.

Só lamento que todas essas contratações e prospecções que ora estão sendo efetivadas não foram feitas no início do ano. Deixamos de ganhar mais uma Libertadores. Se o presidente, ao invés de ficar babando o ovo do estelionatário dentuço por tanto tempo e ir passar o reveillon em Punta del Este, tivesse renovado o cotrato de Jonas e de Fábio Santos, trazido o Miralles e Gilberto Silva, poderíamos estar ainda na Libertadores neste exato momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário