domingo, 29 de maio de 2011

Jogo para entrar pra cartilha

Parabéns Grêmio e a todos os envolvidos. A vitória deste domingo por 1x0 diante do Patético Paranaense, deve ser comemorada e memorizada. Nada de muito fantástico aconteceu, então porque guardar na memória? Simples: vontade de vencer. Foi o que eu vi, li e ouvi.
Crédito: Lancepress


Claro, Vitor foi figura marcante na partida também. E isso só mostra que os reforços pra zaga tão pretendidos são essenciais, assim como nossos atacantes. Elogiei o Viçosa no Grenada que ele meteu dois tentos, mas está mostrando que ainda não está totalmente preparado para assumir a camisa 9.

Agora voltando a cartilha, tivemos esquema tático, tivemos todo o time comprometido com o esquema e com o pensamento em sair com o resultado positivo, e isso é o que conta. Temos que buscar isso em casa também e nada melhor do que (re)começar contra o "BAEA". Teremos a volta do moleque Leandro e do Gabriel, esse sim, aposto minhas fichas para entrar no time dos titularissos do Grêmio. 

Enfim, vencer fora de casa o Brasucão 2011, é mais do que os três pontos na tabela, é deixar os anfitriões com o freio de mão puxado quando nos receber e mostrar que viemos pra briga. E isso é o Grêmio, raça, comprometimento e suor.

Da lhe Grêmio, Sempre!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

ARREMESSOS FATAIS


Não pude comparecer ao Olímpico para nossa aguardada estreia no Dilmão 2011. Uma pena. Tive de me conformar em assistir à partida pela TV. Na casa da sogra. Colorada. É amigo, a vida é dura.
Ao saber que a estreia do Grêmio seria em casa, contra o time com maior número de torcedores presidiários do mundo, imediatamente fui remetido à 2006, quando também recebemos os frequentadores do Carandirú no Olímpico. O Grêmio voltava da série B,onde havia se tornado campeão na decantada Batalha dos Aflitos, e o Curinthia defendia o título do certame nacional, furtivamente ganho no ano anterior, o ano das partidas anuladas e do árbitro que virou adjetivo, Edilson Pereira.
O Tricolor possuía um time mixto de jogadores, ilusionistas e outros desprovidos inclusive do talento da enganação. Como exemplos temos Lucas, Ramon e Pedro Jr., respectivamente. O Bangu 1 FC era um clube entregue a "investidores" estrangeiros, que encontraram no sempre obscuro funcionamento da instituição um terroir perfeito para a realização de toda sorte de negócio, alguns até envolvendo futebol. Isso incluía a presença de Mascherano à frente da área, Tevez (o belo) no ataque, além do infelizmente conhecido varapau Nilmar.
O pavilhão tricolor era ocupado por um treinador interiorano, de fala mansa e pausada. No ano seguinte, este mesmo treinador ocuparia a casamata do então visitante. Hoje ele não mais escala, mas convoca, além de fazer propagandas para uma marca de cerveja de gosto duvidoso. Duvidosa, aliás, fora a escalação escolhida para o início daquela partida, com o Grêmio formando duas linhas de quatro, visivelmente objetivando diminiuir duas coisas, sua carência qualitativa e os espaços do rápido adversário. E quis o destino que um mesmo homem viesse a ser decisivo, tanto em 2006 a favor do Grêmio, quanto agora, 2011, em favor do adversário. Eu explico.
Em 2006, o Grêmio tinha em seu plantel dois laterais direitos, Patrício (que nome) e Alessandro. Para formar as duas linhas de quatro e surpreender o adversário, o segundo foi posto a jogar no meio de campo, à frente do primeiro. Numa posição assim, entre meia, volante, ponta e gandula. Algo hoje repetido por Renato Portaluzes com Lúcio, embora com funções um pouco diferentes. Pois, assim como hoje, não é que funcionou!!!! Alessandro defendeu bem, impediu os ataques gaviões pela esquerda e ainda marcou um dos dois gols da vitória Gremista.
E agora, em 2011, veio ele mostrar todo o brilho de sua careca contra nossa torcida, e decidir o jogo novamente... com o uso da regra 15. Diz a regra 15 do futebol:

Será concedido arremesso lateral:

- quando a bola tiver ultrapassado a linha lateral em sua totalidade, seja por terra ou pelo ar;
- no ponto por onde tiver ultrapassado inteiramente a linha lateral;
- aos adversários do jogador que tocou por último a bola.

Procedimento

No momento de lançar a bola o executor deverá:
- ter uma parte de ambos os pés sobre a linha lateral ou no exterior da mesma;
- servir-se de ambas as mãos;
- lançar a bola de trás e por cima da cabeça.
O executor do lateral não poderá voltar a jogar a bola, enquanto esta não tiver sido tocada por outro jogador.
A bola estará em jogo tão logo tenha entrado no campo de jogo.


Caso você não tenha entendido as entre linhas, acima está escrito que esta é uma jogada fatal!!! Ao menos contra o Grêmio!!! Nos últimos jogos, arremesso lateral contra o Grêmio tornou-se mais perigoso do que escanteio ou até mesmo pênalti. Tem de ver isso aí hein!!!
De resto, tivemos um jogo com poucas chances de gol, truncado, vencido pela equipe com o melhor centro avante.
E, fica o direito de pergunta: Precisamos de Miralles ou Milagres???

terça-feira, 24 de maio de 2011

A JANELA ESTÁ ABERTA

A CBF antecipou a janela de transferências para 15 de junho próximo. Até que enfim uma decisão acertada da cartolada sediada em meio ao império do narcotráfico carioca. Mas não pensem que essa decisão foi para beneficiar o Grêmio não. A Confederação, com certeza, atendeu ao anseio de Andres Sanchez para a inscrição antecipada do topo gigio Alex no Corinthians, aquele mesmo que nos venceu com um time retrancado e visivelmente auxiliado pelo árbitro que não mostrava cartões aos "mano" e, na dúvida, marcava pró Carandirú.

Não tem sentido a gente somente copiar do calendário europeu a parte que não encaixa ao nosso, pois temos um cronograma de competições totalmente distinto. É o mesmo que comprar uma janela para colocar no lugar da porta. De que adianta os clubes investirem na tão ansiada repatriação e contratação de gringos se eles somente podem estrar na metade do campeonato? A janela de agosto é no meio do Brasileirão, ao passo que, para os europeus, durante os meses de agosto e janeiro (meses em que a janela está aberta) as competições européias encontram-se finalizadas ou em recesso.

Mesmo assim a antecipação da janela fará com que possamos contar com Miralles e com Gilberto Silva o mais breve possível. Miralles Sabugo vem jogando e, inclusive, marcou dois gols, classificou o Colo Colo e, por consequência, retardou sua vinda ao Estádio Olímpico. Resta saber a quantas anda o condicionamento do Gilberto Silva. Até que enfim um volante número 5 no Estádio Olímpico. Fazia tempo que não tínhamos um. Fará uma excelente dupla com Rockemback, resta saber se os dois terão preparo para aguentar o tirão nos 90 minutos. Tomara que a experiência e os atalhos do campo sejam bem aproveitados. Espero que o Renato não tente arrumar um lugar para Adílson no time. Ele é um razoável banco e nada mais do que isso.

Pena que o meia/volante Ibson, provavelmente, não retornará ao Brasil este ano. Ele com certeza ia compor o terceiro homem do meio campo com maestria. Sabe defender e atacar. Marca e ataca muito bem e ainda faz vários gols. Tomara que ele mude de ideia e vista a camisa tricolor ainda este ano. Assim poderíamos jogar com o Lúcio na lateral e com Ibson no meio.

Sim, eu sei que o Marquinhos do Avaí está praticamente certo, mas é bom ter grupo e ter alguém para fazer sombra ao Douglas que, ultimamente, vem deixando muito a desejar. E isso que acho ele craque. Tem o melhor passe em diagonal do Brasil. Sabe colocar o companheiro na cara do gol como poucos.

Paredes, atacante de 31 anos, está próximo. Todavia o Colo Colo está dificultando a negociação e está querendo fazer dinheiro. A multa rescisória é de US$ 2 milhões, mas o Grêmio não estaria interessado em pagar tanto. 40% do passe é do Colo Colo e 60% ao Santiago Morning e esse time estaria pressionando para concretização do negócio. Vamos tirar proveito disso.

Felipe Gamba da Rádio Gaúcha disse que o atleta Borges deixou o Estádio Olímpico porque os demais jogadores do grupo o acham muito mala, mascarado mesmo e, inclusive arrogante. Gosto do Borges, mas ultimamente estava parecendo uma bolacha Trakinas de tão redondo. Sem falar que sempre tive preconceito com atletas de Cristo, desde os tempo de Marcelinho Carioca, o maior marginal santo de todos os tempos. Quer ter sua fé, ótimo. Faz bem para o espírito, para a boa convivência com a família, mas creio que isso nada tenha a ver com futebol. Se fosse assim o Universidad Católica seria campeão mundial todo o ano, assim como o Santos e o São Paulo. Por outro lado, se macumba desse certo, o campeonato baiano sempre terminaria empatado. Futebol é qualidade, organização administrativa, trabalho, empenho e raça. E sem dinheiro, é difícil reunir todos esses atributos. Pelo menos com Borges parece ter havido um bom negócio na troca pelo meia Marquinhos.

Só lamento que todas essas contratações e prospecções que ora estão sendo efetivadas não foram feitas no início do ano. Deixamos de ganhar mais uma Libertadores. Se o presidente, ao invés de ficar babando o ovo do estelionatário dentuço por tanto tempo e ir passar o reveillon em Punta del Este, tivesse renovado o cotrato de Jonas e de Fábio Santos, trazido o Miralles e Gilberto Silva, poderíamos estar ainda na Libertadores neste exato momento.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Boas perspectivas, mau começo

Credito: Fernando Gomes Fernando Gomes / ClicRBS

Ontem parecia que seria uma tarde tranquila. Jogo do Grêmio pra assistir, churrasquinho na casa do Sandro Scotta, amigão e também colaborador do Blog Grêmio Libertador, céu AZUL, temperatura ideal, cerveja gelada, é uma boa combinação para fechar com chave de ouro com uma vitória do Grêmião.

Só esqueceram de falar isso para os jogadores do nosso time. Parece que tudo que escrevi no último post, a bolerada do Olímpico leu e fez ao contrário. "Vamos sacanear o Binho e jogar sem vontade". Seu Douglas, de qual eu sou fã, até porque somos canhotos, parecia que ele tinha comido a costela de ovelha, feita la na Casa do seu Normi.

Até meu xará Rocka, tava se "trupicando" nas pernas e se enrolando em bolas que até de olho fechado ele passa com perfeição. Azarão do Rodolfo, que deve ter passado perto de alguém do Juvensal, time de amigos, na qual eu faço parte, e dos 18 peladeiros do escrete, 7 estão machucados, até fratura exposta tem no time. Sai urucubaca!

Por fim, etá problema de cabeça. Não conseguimos espantar uma bola na área. Ontem foi 100% uma bola aérea na área um gol tomado. Mas vou dar crédito pro adversário nessa, pois o "curintia Liedson joga pá caraio".

Em tempo:

A semana pelo menos começou boa. Contratação do Gilberto Silva, baita jogador, vai somar muito junto com o Rocka e aguardemos o Mirales, apresentado pelo Cado neste post aqui.
Ainda Falta um zagueiro e um lateral esquerdo.

E da lhe Grêmio, Sempre!

domingo, 22 de maio de 2011

BRAZUCÃO 2011 - Ou vai ou Racha



Começa hoje o nosso tão esperado campeonato brasileiro. Desde 1996 não levantamos um caneco, e desde 2001 não sabemos o que é ganhar um título nacional. O cenário está bem claro e desenhado pra nós. Sabemos que a receita de ganhar todos os jogos dentro de casa e buscar resultados positivos fora como no mínimo um empate, nos credencia a pegar a taça e levar pra casa.

Espero que os nossos jogadores estejam mesmo neste espírito e parem de tentar a qualquer custo invocar a nossa imortalidade, pois acho que a uma visão deturpada desta condição de imortal. O grêmio imortal era aquele grêmio do Felipão, sim sou saudosista, mas porque este time glorioso era imortal. Muito fácil, iamos no Olímpico e sabíamos que iriamos ganhar. A dificuldade era acertar o placar. Nos jogos fora de casa eramos temidos por todos os adversário, pois tinhamos jogadas fatais.

Então gremistada amiga, ser imortal é isso, não ter que sofrer 90 minutos esperando um resultado positivo. Dar medo ao adversário jogando fora de casa. Ser brigador como Dinho, ser louco como o Danrlei, Ser o operário como Goiano, ser Fatal como Jardel.
Queremos este título e se formos desta forma, vamos ganhar.

Da lhe Grêmio, Sempre!

sábado, 21 de maio de 2011

CONTRATAÇÕES E BOLÃO DO BRASILEIRÃO

Confirmada a contratação do atacante argentino MIRALLES por 3 temporadas, assim como a do lateral direito Gabriel por mais 3 anos. Espero que haja uma boa multa rescisória (cláusula penal) para ambos. Não esqueçam do caso Jonas.

Esse MIRALES é muito bom, mas já tem 27 anos e acho que o Grêmio poderia tentar uma investida em LUCAS PRATO (22 anos) do Universidad Católica. Ele pertence ao Boca, mas era o quinto reserva lá e, se o tricolor chegar bem quietinho e acertar logo os valores, é possível contratá-lo e depois revendê-lo por um valor bem considerável.

QUE NOME MAIS TRI: SABUGO!

FONTE CLICRBS:
"Segundo divulgou o jornal chileno El Mercúrio, Miralles foi contratado por US$ 2,3 milhões. O argentino de 27 anos foi um dos reforços solicitados por Renato Gaúcho à direção.

Ficha do jogador:

Nome: Ezequiel Nicolás Miralles Sabugo.
Posição: Atacante.
Data de Nascimento: 21/07/1983, em Bahía Blanca, Argentina.
Altura: 1,76.
Peso: 75kg.
Trajetória:
1998-2002: Club Atlético Liniers de Bahía Blanca, Argentina.
2002: Quilmes, Argentina.
2003-2004: Huracán de Tres Arroyos, Argentina.
2004-2005: Ferro Carril Oeste, Argentina.
2005-2006: Defensa y Justicia, Argentina.
2006-2007: Racing Club, Argentina.
2007: Talleres, Argentina.
2008-2009: Everton, Chile.
2009 até hoje: Colo Colo, Chile."

GOLS DE MIRALES



Creio que o Santos abriu mão do argentio e deve ter havido um acerto para contratar BORGES. É só um palpite.

Espero que SAIMON se saia bem na zaga. A mescla dos guris com os experientes sempre mostrou ser eficiente. Lembrem-se do time do Felipão que tinha Danrlei, Roger, Carlos Miguel, Émerson e Arílson. Todos da base que renderam bons frutos, leia-se títulos e dinheiro para os cofres do clube.

Espero que o Grêmio ainda traga um lateral esquerdo, um terceito homem do meio campo e um volante número 5. Por que não o Jeovânio que já jogou no Grêmio e está atualmente no Santa Cruz?

Fiz um bolão do brasileirão no bolão da ESPN BRASIL. Muito bom esse bolão dá prêmios e é bem divertido. Quem quiser entrar no bolão: BLOG A VOZ DO GREMISTA. Deixe um comentário aqui com seu apelido e e-mail que mando um convite.

LINK DO BOLÃO DA ESPN BR

terça-feira, 17 de maio de 2011

Novo Ranking da Conmebol - Grêmio aparece na 13ª posição


Saiu o novo ranking da CONMEBOL ou COMEBOLA que desprestigia toda a história futebolística sulamericana para considerar a participação na Libertadores, Mundial de Clubes, Copa Sul Americana, Recopa Sul Americana e, acreditem, até a Copa Suruga nos últimos 5 anos. Quem se deu bem foram os emergentes LDU (1°), Moranguinhos (2°), Libertad (5°) e Fluminense (9°). RIDÍCULO ESSE RANKING. Mas não se pode esperar outra coisa de uma Confederação que (a) é sediada em Assunción, capital del Paraguay; (b) é presidida por Nicolás Leóz, dono do Libertad; e (c) curiosamente o Libertd sedia jogos da Libertadores em um estádio com capacidade para 10.500 lugares, mas o regulamento da Libertadores prevê que a capacidade mínima é de 20 mil espectadores. Ah, o nome do estádio é Nicolás Leoz. Por que será?

Os times copeiros e os maiores vencedores da Libertadores foram esquecidos. A história foi apagada pela CONMEBOL.

O Grêmio, que possui 4 finais e 2 títulos da Libertadores, além de um título mundial e um vice-campeonato e uma recopa sulamericana, com o novo critério, ocupa agora apenas a 13° posição com 192,48 pontos, sendo 171,4 na Libertadores (24,8 pontos em 2007 quando foi vice-campeão, 78,6 pontos em 2009 quando foi semifinalista e 68 pontos esse ano quando caiu nas oitavas-de-final) e 21,08 pontos conquistados na Sul Americana (9,18 em 2008 e 11,9 em 2010).

Pode parecer que esse ranking contém erros, pois o Grêmio, finalista em 2007, contabilizou apenas 24,8 pontos, pontuação menor do que a obtida esse ano. Todavia, a CONMEBOL criou um sistema que, a cada ano, a pontuação obtida perde o seu valor até que não valha mais nada. Por exemplo, se o finalista desse ano da Libertadores alcançar 200 pontos, ano que vem essa pontuação irá valer 150 e no outro ano 110, 60, 20 e então, após o quinto ano, será descartada.

Link da notícia no site da CONMEBOL.

Em novo ranking, CONMEBOL apaga história e equatorianos lideram. (Folha on line)




Ecos da Final - Defesas irregulares nos pênaltis

Os colegas de blog já comentaram a respeito da final. A única ressalva que faço é em relação às cobranças de penalidades máximas. O Renan se adiantou em todos os pênaltis e o árbitro Leandro Vuaden e seus auxiliares estavam viajando na maiona no momento das cobranças dos pênaltis. A propósito, dispõe a REGRA 14:

Regra 14 - O pênalti

O pênalti será cobrado de seu ponto pré assinalado, com todos os jogadores - à exceção do que vai batê-lo - colocados fora da grande área e no mínimo a 9,15 m da bola. O goleiro adversário deverá permanecer sobre sua própria linha de meta, sem mover os pés, até que a bola seja chutada.

Pode parecer papo de sucumbido, mas me dei ao trabalho de copíar e colar no paint, no momento exato das 5 cobranças que os goleiros defenderam os pênaltis, e pude notar que Victor demonstra a técnica perfeita da defesa do pênalti. Frio como um sniper. Ágil como uma serpente no momento do bote. O goleiro gremista apenas se move após a cobrança adverséria, ao contrário do pateta Renan que, em uma tentativa desesperada de não perder o emprego, atirou-se aos leões e apostou tudo na omissão da arbitragem. E não é que deu certo?


Renan dá um passo à frente e atira-se em diagonal antes da cobrança de todos os pênaltis, visando à diminuição do ângulo do cobrador, o que é vedado consoante visto pela regra 14.

Notem, pelo vídeo cujo link segue abaixo, que após defender o primeiro pênalti o goleiro vermelho sai correndo desesperadamente para o lado direito da área, buscando ludibriar a arbitragem e manter o foco na sua comemoração da defesa realizada fora da regra.


Nas demais defesas, ele nem ao menos tenta disfarçar o adiantamento na cobrança. E olhem como o árbitro e o bandeirinha estavam bem posicionados:

Ps: Colocar o Adilson, que nem passe curto sabe dar, para bater o penal decisivo é dose. Borges, pelo salário que ganha, tinha que ter batido um dos 5 primeiros pênaltis. Se errasse, teria que arcar com a responsabilidade, mas ele estava confiante depois de ter feito o gol que levou a decisão aos pênaltis.


O pior é que a imprensa notoriamente vermelha sequer menciona o fato do adiantamento do goleiro Renan nos 3 pênaltis por ele defendidos. Na transmissão da RBS somente falam espetacular a defesa, mas sequer cogitam a ideia da irregularidade na defesa.

Olhem as fotos e opinem. Segue o link para conferência.

SOBRE PRAIAS E CASTELOS


Castelo de areia são bonitos. São nostálgicos, nos remetem à infância (não necessariamente) descompromissada; horas e horas salgando a bunda na areia da praia para edificar uma construção imponente e bela por seu formato. Daí o nome castelo.
E aí a maré muda...cresce... derrama seus braços por sobre a orla, lambendo os pés dos banhistas. E lá se vai seu castelo que, afinal, era de areia.
O homem-mullet que treina o colorado resolveu imitar o mais novo sogro da Geral no Grenada da final do 2º turno e mandou a campo uma escalação fadada ao fracasso. A Srta. Lógica, que costuma ter lapsos de ausência dos gramados de futebol,ao menos até os 30 minutos do primeiro tempo esteve presente. Ou seja, o Grêmio passeou em campo, trocou passes para o lado, para a frente, para trás, na diagonal e até em 3 dimensões, tendo o inter mais como um expectador privilegiado do que como adversário. Num desses passes agudos à frente, na verdade um belo lançamento, o Grêmio abriu o placar. O desprovido de gordura corporal Lúcio aproveitou-se de mais uma falha na linha dos pede aumento colorada e nos indicou a tarde gloriosa que viria, e que terminaria com uma goleada, um título, faxa no peito e taça no armário. A torcida encheu o baldinho de água e fez do castelinho de areia, um condomínio à beira mar.
E aí a maré subiu!
Na confirmação da tese de quem mexe bem é porque escala mau, o Bozo colorado mandou à campo o famoso e até então contestado Zé Boteco. O pastor alemão do soldado Negretti confirma que teria ouvido o seguinte diálogo entre o treinador e o atleta:
T:__Vai lá e resolve que eu te pago um vinho!!
A:__Canção Suave!!!
E, tal qual a criança que acredita ter um castelo mais forte que o mar, nada fizemos. E veio a maré alta... e na volta levou nosso castelo. O resto são detalhes do tsunami filmado em 55 câmeras HD.
O primeiro gol colorado começa em uma jogada de ataque gremista, destruída por um carrinho frontal, com as duas pernas e umas 32 travas de alumínio à mostra. Para QUALQUER ÁRBITRO, em QUALQUER LUGAR do mundo, isso é falta. Exceto para nosso melhor árbitro de UFC, Leandro Vuaden.
Claro, isso nos leva à reflexão pelo outro ponto de vista. Se o árbitro permite, baixemos a lenha. Nossos atacantes passaram a tarde tomando porrada da quadrilha Bolívar-Índio-Juan-Guinazu e nada lhes aconteceu. De nossa parte, temos apenas o capitão ensinando que a sola e o cotovelo também fazem parte do corpo e do jogo.
O segundo gol colorado é marcado por um jogador já praticamente aleijado, um saci pulando no gramado, que, ainda assim, mantém-se mais acordado que o nosso jogador à frente da área para aproveitar um rebote. Seria uma falha individual, não tivesse tornando-se hábito.
Eu fui mais um dos indignados com o apitador da partida ao ver a lateral sendo cobrada com o jogador recobrando-se da dor que sentia, caído em campo. No entanto, ao que parece esclareceu-se depois, o próprio jogador gremista permitiu que a jogada seguisse. Aí eu já nem sei mais com qual incompetente eu brigo. Meu time de várzea de sábado à tarde não toma gol de lateral!!!
O jogador caído que permitiu a sequencia do lance, do qual gosto muito, era o zagueiro pela direita, zona onde ocorreu o furdunço, causando o pênalti e, consequentemente o terceiro gol morango. Agora, um minuto para meus neurônios esquentarem...este jogador não tem noção que, em ele saindo de sua posição, ali ficará um buraco?!?!! E, não saberia ele que futebol é feito de criar e ocupar espaços?!?!??! E o jogador responsável por sua cobertura, não sabe que em aquele companheiro estando caído, aquela posição deve ser ocupada por defensor?!?!?!?!
Bueno, com este cenário, é bom saber que SANTO de casa não faz milagres, mas tem culhões. E o nosso mostrou isso ao empurrar atacantes ao campo tendo tomado o terceiro gol. Felizmente Humberlito estava ligado uma vez no semestre para aproveitar a já tradicional falha do mão de alface.
Para terminar, afirmo que gosto do alemão roqueiro Adilson. Mas tenho de admitir quando o vi sendo escalado para a cobrança, vi a tal da Srta. Lógica abrindo suas asas por sobre a goleira do Olímpico.

domingo, 15 de maio de 2011

Vão os anéis, ficam os "dentes"...

Ricardo Duarte / ClicRBS

 Buenas, nem tão buenas assim... depois de um ruralito quase nas mãos, perder em casa pros morangos é dose. Mas otimista ou gremista do jeito que eu sou, sempre acho que o pior já passou, e vamos levando.

Sobre o jogo

Estávamos bem, começamos marcando e malditamente, perdemos um gol que poderia decretar a pá de cal em cima dos símios. Aí foi ratiar uma vez, duas vezes e pronto, banana pra tudo que é lado no Olímpico. Isto no mínimo mostra um grupo que não sabe ser campeão, que não está no DNA a palavra campeão. Tínhamos que ter imposto o jogo do início ao fim e se tivesse que custar uma expulsão e "neutralizar o meia castelhano adversário, tenho certeza que valeria a pena. O importante é: Já que não podemos comemorar, vamos tirar proveito do que ficou evidente.

- Mário Fernandes: Joga muito é desperdício deixar ele de fora, mesmo com Gabriel no time.

- Lúcio: Definitivamente o elo do time, bom por um pequeno lado, ruim por muito, pois sermos dependentes de um jogador é extremamente problemático, afinal, mostra que não temos sistema de jogo e sim um jogador no jogo.

- Rockemback: Sim, temos capitão, temos volante. O cara tá mandando em campo arranca com a bola distribuí o jogo, gostaria de ver ele com dois laterais estilo o Mário Fernandes, que como diria meu amigo Duda, "que pega e vai". 

Somos capengas no lado esquerdo. Não vou perder meu tempo falando do Gílson ou do Collaço. Precisamos de um camisa 6, assim como o Rocka, botou a 5 e o Vitor botou a 1, precisamos de um camisa 6.

Quanto ao Renato: Gosto de como ele escala o time, não é retranqueiro, arma o time de maneira ofensiva e não se intimida se está na casa do adversário ou em casa. MAS, falta pra ele algo que um certo Luiz Felipe Scolari tem. Jogar com o regulamento em baixo do braço. Nosso Portalupi deu muito mole. Poderíamos ter jogado um pouco mais fechado e sem riscos, mas fomos impetuosos, tínhamos amassado o adversário no jogo anterior e íamos amassar os tomatinhos. E... deu no que deu... Acho que a lição está aprendida né "GRINGO" de Ipanema.

Brasileirão 2011

Temos muitas chances, o único clube que está se mostrando um pouco diferente é o Santos, no demais tudo igual, então estamos no páreo, se - Contratarmos um Atacante fudido, um lateral esquerdo "6" e um xerifão, e todos, com DNA de campeão.

Da lhe Grêmio, sempre!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Uma Estreia para uma Estreia

Muito se diz sobre primeiras vezes. Seriam inesquecíveis, difíceis, doídas, prazerosas, imprevisíveis, et caterva. Da minha no Olímpico pode-se dizer tudo isso, menos prazerosa.
De acordo com a Futpédia, deu-se em 24/08/1997. (Por que não me estranha o fato de ter sido em agosto?!?!) Portanto, tinha eu 17 anos, menos barba no rosto e muito mais cabelo na cabeça.
Você pode estar pensando que 17 anos é uma idade um tanto quanto tardia para um gremista ter sua iniciação na casa de seu time. Concordo, mas aqui cabe um adendo.
Nasci em Caxias, cidade que, até a chegada da Parmalat, só via seus dois clubes disputando Gauchão, e, ainda assim, dificilmente na final. Ainda em Cacias, certa vez convenci meu pai a me levar à uma final do Ruralito (eu acho que era uma final) no Centenário, estádio do S.E.R. Caxias, para assistir ao Grêmio pela primeira vez. Lembro de Mazzaropi sob os paus e Paulo Egídio na ponta esquerda, do tempo em que ainda existiam ponteiros. Uso o termo convenci, pois meu pai é grande responsável pela minha tardia visita a um estádio. Há que se dizer aos mais jovens, que hoje veem as belas meninas gaúchas desfilando os rostos pintados no estádio e gritando histéricas ante a presença de um atacante adversário em nossa área, que isso é um fenômeno recente, iniciado ao final do século passado. Naquela era obscura que compreende o início da minha consciência até o final dos anos 90, calcinhas eram raras nas arquibancadas, e o excesso de testosterona em um ambiente fechado gerava... bem, gerava o que isso costuma gerar, atrito. Assim, vez em quando voava um copo de cerveja (ou coisa bem pior dentro do copo), uma pilha, um rádio... No caso do meu pai, foi uma laranjinha, que encontrou casa diretamente em seu globo ocular... e lá foi ele conhecer um hospital de POA (isso se deu no Olímpico, na era pré segundo anel ainda)... E isso explica porque eu só fui conhecer o Olímpico aos 17 anos, por iniciativa de amigos.
E, bem, voltando ao fatídico dia 24/08/1997. Recordo que chegamos com bola rolando, comprando ingressos de cambistas, supervalorizados pelo menos umas 4 vezes. Em algum canto da minha maltratada memória, a imagem me diz que entramos pelo P5, assistindo ao jogo das sociais, em pé na mureta. Lembro das primeiras impressões; de ter achado o estádio menor do que o esperado, inversamente proporcional à verificada paixão de sua torcida. Dali, da mureta, vi a confusão que gerou as primeiras expulsões...e depois vi o Luciano, zagueiro gremista, passar a tarde procurando, sem sucesso, Fabiano Cachaça, o atacante colorado que parece ter surgido para jogar apenas este jogo. O Inter empilharia gols no Grêmio, chegando a abrir 4 X 0, e terminando num fatídico 5 X 2. O Grêmio já era um resquício da máquina de títulos que hvaia sido nos últimos anos, e o Inter seguia seu sonho de igualar o rival, além de usar o uniforme mais feio de sua história. Este jogo ficou marcado na história, infelizmente, tanto dos grenais, quanto minha. Se o lema de Monthy Python vale (always look at the bright side of the life), apesar da terrível estreia, hoje sou sócio e um frequentador assíduo do Olímpico Monumental.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Boas vindas e boas novas!

Excelente a ideia do Fábio Staudt, o "Binho" em criar este blog, o qual visa a realizar comentários críticos e sem qualquer vinculação política com o tão apaixonante clube de futebol: Grêmio Football Portoalegrense. Assim espero, porque se for para ter papas na língua, prefiro nem escrever.

José Otávio Germano

E por falar em vinculação política, surgiu hoje mais uma denúncia, agora por peculato (apropriação de dinheito público), contra o ex-dirigente do Grêmio José Otávio Germano, vice presidente de futebol na administração do presidente José Alberto Guerreiro, agora por peculato. Que dupla.

A escalação do tricolor no Grenada que, em decorrência das inúmeras lesões, privilegiou e deu crédito à gurizada, mostrou grinta, que em italiano significa: vontade de decidir; raça para ganhar. Isso estava nos faltando esse ano. Ano passado, com o próprio Renato, tínhamos grinta, mas também tínhamos Jonas, Fábio Santos e os santos ao nosso lado.

Adílson fora

Aquele terceiro cartão amarelo que o filho do Adil (Adil - son) recebeu no primeiro grenal, parece que deu o tom que faltava ao meio campo do tricolor. É verdade, o Fernando não foi tão bem assim, deu duas entregadas no primeiro tempo, mas estava nervoso, estreando em clássicos do profissional como titular, mas pelo menos ele sabe dar um passe de mais de três metros.

Para o próximo jogo, além de Victor, Renato poderá contar com William Magrão. Espero que seja ele ou Fernando ao lado do capitão Rockemback que vem jogando muito e domingo mostrou que é gremista mesmo.

Renovação do contrato de Leandro

Espero que renovem o contrato do Leandro com uma cláusula rescisória de, pelo menos, 20 milhões de euros. Colocar o nariz de palhaço novamente, como fomos obrigados a fazer no início do ano no caso Jonas não dá. Os dirigentes do Grêmio tem que aprender a fazer contratos esportivos. É necessário estabelecer-se um padrão contratual. Quer jogar no Grêmio? A multa rescisória deve ser alta, senão nada feito. Promover o Jonas sem receber uma contraprestação condizente é, no mínimo, ingênuo, para não dizer que beira à má-fé.

Mirales

Dizem que tem problemas no púbis. Atacante com problema no púbis é brabo. Essa lesão dói mais quando o atleta realiza o movimento do chute. E por falar em chute, o Grêmio tem que arriscar mais de fora da área. Espero que essa lesão sirva como forma de barganhar o preço, mas espero que a lesão, se é que existe, não seja crônica.

domingo, 8 de maio de 2011

Vencer Grenal, sempre tem um gostinho especial!

Credito: Ricardo Duarte/ClicRBS
Estreando em grande estilo (primeiro post), ver o grêmio vencer um grenal, em que foi soberano quase todo o jogo, nos ajuda a superar os últimos resultados negativos. Mas não podemos nos iludir. Os dois times estavam em frangalhos, mas, acho que por méritos do Renato, o nosso tricolor entrou muito mais motivado e com sangue nos olhos.

Quanto a escalação, fiquei contente em ver o Escudero desde o início, e jogando bem toda a partida. Uma pena, a expulsão, mas mostrou que se doa do início ao fim do jogo, e podemos considerar o cartão vermelho, baixa de guerra.

O moleque Leandro me impressionou porque desta vez, não pipocou como os outros jogos. Vi numa entrevista, que o Renato andou conversando com ele, e acho que ganhou confiança e não amarelou nas divididas e mais, parou de fazer muitas firulas e foi bem objetivo.

Certo é que motivar a molecada é fácil, e tendo jogadores experientes como Lúcio e Rochemback, vamos lambendo as feridas e já enxergando o Brasileirão, porque condição pra levantar o caneco nós temos, afinal somos o Grêmio, só falta jogadores que suem muito o manto sagrado e nos motive a ir pras arquibancadas gritar até perder a voz.

Da lhe Grêmio, sempre!